Unidades e Serviços

Hospitais de Atendimento

Hospital Municipal Infantil Menino Jesus

  • Endereço

    R. dos Franceses, 251 - Bela Vista - São Paulo/SP

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Horário de funcionamento

Pronto atendimento: 24h

Para o atendimento de urgência é só comparecer ao nosso Pronto Atendimento que funciona 24 horas todos os dias.

No Ambulatório a primeira consulta é agendada na UBS – Unidade Básica de Saúde.

Para pacientes em tratamento a remarcação de consulta é efetuada nas recepções de atendimento do Hospital Menino Jesus de segunda a sexta das 7h às 19h.

Telefone

(11) 3016-0527

O Hospital Municipal Infantil Menino Jesus é referência no atendimento a crianças e adolescentes (de 0 a 17 anos) no município de São Paulo. Sob gestão do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL), a unidade tornou-se especializada no tratamento de malformações congênitas, tendo recebido em 2018 a Certificação Nível 1 da ONA (Organização Nacional de Acreditação). No mesmo ano, foi inaugurada a nova ala da Escola de Transplantes, fruto da parceria entre Hospital Sírio-Libanês e Ministério da Saúde, por meio do Proadi-SUS, ampliando o atendimento às crianças com Síndrome do Intestino Curto (SIC) e patologias graves do fígado. Em 2020, o hospital foi reavaliado e conquistou a certificação ONA Nível 2. Em 2022, alcançou o Nível 3, certificação máxima da ONA, que atesta a Excelência na Gestão.

Especialidades

Pediátricas

Alergia
Cardiologia
Dermatologia
Endocrinologia
Gastroenterologia
Ginecologia
Hebiatria
Hematologia
Hepatologia
Imunologia
Infectologia
Nefrologia
Neurologia
Pneumologia
Psiquiatria
Reumatologia
Urologia

Cirúrgicas

Pediátricas
Plástica
Buco maxilo
Endoscopia
Oftalmologia
Otorrinolaringologia
Ortopedia
Urologia

Estrutura

O Hospital está localizado no bairro da Bela Vista, próximo à Av. Brigadeiro Luiz Antonio e Av. Paulista, com 10 andares divididos em área Administrativa, Centro Cirúrgico, Hospital Dia, CME- Centro de Esterilização de Materiais, Enfermaria, UTI, Ambulatório, Pronto Atendimento e Serviços de Apoio Técnico.

Totalmente reformado e modernizado, conta com seis salas cirúrgicas e uma sala de RPA – Recuperação pós-anestésica, espaço com sete leitos, onde os acompanhantes podem ficar com os pacientes após o procedimento cirúrgico até o momento da alta cirúrgica, essa iniciativa é um projeto de humanização que tem o nome de “Bem vindo ao Centro Cirúrgico”, que visa proporcionar ao paciente e ao acompanhante, uma interação logo após o procedimento cirúrgico.

Composto por 16 leitos, tem instalações que seguem a tendência mundial de privilegiar a “desospitalização” dos pacientes atendidos em serviços de baixa e média complexidade, deixando assim os outros leitos livres para o atendimento de alta complexidade, de acordo com a necessidade.

Totalmente reformado em 2010 e suas novas instalações garantem a qualidade e rapidez para a viabilização de equipamentos e materiais usados nos procedimentos e cirurgias.

Compostas por 41 leitos de enfermaria, 16 leitos de Hospital Dia, 14 leitos de retaguarda e 10 leitos de UTI – Unidades de Terapia Intensiva – Pediátrica. Dispõem de duas brinquedotecas equipadas e área para eventos.

Composta por fisioterapeutas, assistentes sociais, fonoaudiólogos, nutricionistas, odontologista, ortodontista, psicólogos, terapeutas ocupacionais. Essa equipe que além de realizar atendimento ambulatorial,  também atua nas unidades de internação.

O objetivo geral é formar médicos pediatras generalistas com boa formação, capazes de atender com qualidade em qualquer serviço de pediatria ambulatorial ou de emergência. Capacitar o residente na busca pelo conhecimento, formar cirurgiões pediátricos habilitados em procedimentos de alta e média complexidade na especialidade.

Área responsável pela distribuição dos medicamentos conforme as prescrições médicas, também monitora a qualidade dos remédios.

Voluntárias

Hora da mamãe

São pessoas selecionadas e treinadas no Serviço de Voluntárias da Sociedade de Senhoras Sírio-Libanês, atuam no acolhimento do paciente e seu acompanhante. Estão presentes na sala de espera do Pronto Atendimento, Ambulatório e Hospital Dia. Destacamos o projeto “Hora da Mamãe”, que semanalmente promove oficinas de trabalhos manuais para mães de pacientes internados, o que tem gerado satisfação nas usuárias do Hospital.

Programas Específicos

Alergia ao leite de vaca, alergia alimentar, anemia falciforme, clinica de enurese e distúrbio da eliminação, epilepsia de difícil controle, fissura lábio-palatal, grupo de adolescentes, lactente sibilante, obesidade, pacientes portadores de diabetes, pé torto congênito e respirador oral. Destacamos alguns programas específicos que o ambulatório oferece:

Primeiro centro multidisciplinar público para o diagnóstico e tratamento de doenças que acarretam a perda involuntária do “xixi” em crianças com mais de seis anos. Tem o objetivo de prevenir e tratar o ato de fazer “xixi na cama”, e principalmente, tirar dúvidas sobre esse distúrbio muito comum na população infantil. A equipe é formada por pediatras, urologistas, nefrologistas, gastroenterologistas, neurologistas, fisioterapeutas, enfermeiros e psicólogos.

Disponibiliza uma equipe com vários profissionais que trabalham de modo integrado no tratamento, desde a cirurgia até a reabilitação, associada à integração sociopsicológica. Desde dezembro de 2010 estamos também integrados ao Programa Mãe Paulistanos (programa da Prefeitura de São Paulo) para atendimento a recém nascidos na cidade de São Paulo. Oferecemos atendimento em várias especialidades: pediatria, cirurgia plástica, fonoaudiologia, nutrição, otorrinolaringologia, odontologia, ortodontia, hebiatria e psicologia.

Programas de ensino desenvolvidos no Hospital

O Serviço de Apoio Diagnóstico é dotado de recursos materiais e humanos em audiometria, bera, ecocardiografia, eletroencefalografia, eletrocardiografia, hemoterapia, impedanciometria, laboratório de análises clinicas e patológicas, ultrassonografia, radiologia e tomografia. Tem capacidade para atender todas as demandas geradas no Pronto Atendimento, Ambulatório, Internação, Cirurgia, bem como atendimento aos usuários da rede municipal de saúde.

O Serviço de Apoio Diagnóstico é dotado de recursos materiais e humanos em audiometria, bera, ecocardiografia, eletroencefalografia, eletrocardiografia, hemoterapia, impedanciometria, laboratório de análises clinicas e patológicas, ultrassonografia, radiologia e tomografia. Tem capacidade para atender todas as demandas geradas no Pronto Atendimento, Ambulatório, Internação, Cirurgia, bem como atendimento aos usuários da rede municipal de saúde.

Outros programas

O Programa de Melhoria Continua de Qualidade foi implantado em 2010, fazendo parte de uma estratégia de aperfeiçoamento iniciada no IRSSL, que envolve, entre outros pontos, a reforma das estruturas e equipamentos.

O Programa trata de muitos processos de trabalho, que passa pela identificação do problema, análise do processo, definição dos indicadores de monitoramento, realização das melhorias e consolidação dos processos. O objetivo principal do programa é a qualidade e excelência nos serviços prestados ao usuário do Hospital.

Coordenado por profissionais de pedagogia, desenvolve trabalho especifico com o grupo de fissurados, bem como acompanhamento pedagógico com pacientes internados.

Trabalho que a equipe enfermagem desenvolve para mães de pacientes que necessitam de cuidados especiais depois da alta.  

O paciente tem direito a um acompanhante no quarto de internação, para tanto o Hospital providencia uma poltrona confortável, vestiário com armários, banho, avental, 4 alimentações no refeitório. Apoio psicológico e social (quando necessário), além de promover atividades de lazer (TV, eventos e oficinas para mães, etc.)

Aos domingos a visitação aos pacientes é aberta também aos irmãos e amigos menores de 15 anos.

Serviços Específicos

O Serviço de Apoio Diagnóstico é dotado de recursos materiais e humanos em audiometria, bera, ecocardiografia, eletroencefalografia, eletrocardiografia, hemoterapia, impedanciometria, laboratório de análises clinicas e patológicas, ultrassonografia, radiologia e tomografia. Tem capacidade para atender todas as demandas geradas no Pronto Atendimento, Ambulatório, Internação, Cirurgia, bem como atendimento aos usuários da rede municipal de saúde.

Ouvidoria

Acolhe as reclamações, sugestões e elogios, atua como interlocutor do usuário com a direção da Instituição. Tem o objetivo de buscar soluções imediatas aos problemas apontados e assim promover melhoria nos fluxos de atendimento do Hospital.

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