Unidades e Serviços
Hospitais de Atendimento
Hospital Municipal Infantil Menino Jesus
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Endereço
R. dos Franceses, 251 - Bela Vista - São Paulo/SP
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Horário de funcionamento
Pronto atendimento: 24h
Para o atendimento de urgência é só comparecer ao nosso Pronto Atendimento que funciona 24 horas todos os dias.
No Ambulatório a primeira consulta é agendada na UBS – Unidade Básica de Saúde.
Para pacientes em tratamento a remarcação de consulta é efetuada nas recepções de atendimento do Hospital Menino Jesus de segunda a sexta das 7h às 19h.
Telefone
(11) 3016-0527
O Hospital Municipal Infantil Menino Jesus é referência no atendimento a crianças e adolescentes (de 0 a 17 anos) no município de São Paulo. Sob gestão do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL), a unidade tornou-se especializada no tratamento de malformações congênitas, tendo recebido em 2018 a Certificação Nível 1 da ONA (Organização Nacional de Acreditação). No mesmo ano, foi inaugurada a nova ala da Escola de Transplantes, fruto da parceria entre Hospital Sírio-Libanês e Ministério da Saúde, por meio do Proadi-SUS, ampliando o atendimento às crianças com Síndrome do Intestino Curto (SIC) e patologias graves do fígado. Em 2020, o hospital foi reavaliado e conquistou a certificação ONA Nível 2. Em 2022, alcançou o Nível 3, certificação máxima da ONA, que atesta a Excelência na Gestão.
Especialidades
Pediátricas
Cirúrgicas
Estrutura
O Hospital está localizado no bairro da Bela Vista, próximo à Av. Brigadeiro Luiz Antonio e Av. Paulista, com 10 andares divididos em área Administrativa, Centro Cirúrgico, Hospital Dia, CME- Centro de Esterilização de Materiais, Enfermaria, UTI, Ambulatório, Pronto Atendimento e Serviços de Apoio Técnico.
Totalmente reformado e modernizado, conta com seis salas cirúrgicas e uma sala de RPA – Recuperação pós-anestésica, espaço com sete leitos, onde os acompanhantes podem ficar com os pacientes após o procedimento cirúrgico até o momento da alta cirúrgica, essa iniciativa é um projeto de humanização que tem o nome de “Bem vindo ao Centro Cirúrgico”, que visa proporcionar ao paciente e ao acompanhante, uma interação logo após o procedimento cirúrgico.
Composto por 16 leitos, tem instalações que seguem a tendência mundial de privilegiar a “desospitalização” dos pacientes atendidos em serviços de baixa e média complexidade, deixando assim os outros leitos livres para o atendimento de alta complexidade, de acordo com a necessidade.
Totalmente reformado em 2010 e suas novas instalações garantem a qualidade e rapidez para a viabilização de equipamentos e materiais usados nos procedimentos e cirurgias.
Compostas por 41 leitos de enfermaria, 16 leitos de Hospital Dia, 14 leitos de retaguarda e 10 leitos de UTI – Unidades de Terapia Intensiva – Pediátrica. Dispõem de duas brinquedotecas equipadas e área para eventos.
Composta por fisioterapeutas, assistentes sociais, fonoaudiólogos, nutricionistas, odontologista, ortodontista, psicólogos, terapeutas ocupacionais. Essa equipe que além de realizar atendimento ambulatorial, também atua nas unidades de internação.
O objetivo geral é formar médicos pediatras generalistas com boa formação, capazes de atender com qualidade em qualquer serviço de pediatria ambulatorial ou de emergência. Capacitar o residente na busca pelo conhecimento, formar cirurgiões pediátricos habilitados em procedimentos de alta e média complexidade na especialidade.
Área responsável pela distribuição dos medicamentos conforme as prescrições médicas, também monitora a qualidade dos remédios.
Voluntárias
Hora da mamãe
São pessoas selecionadas e treinadas no Serviço de Voluntárias da Sociedade de Senhoras Sírio-Libanês, atuam no acolhimento do paciente e seu acompanhante. Estão presentes na sala de espera do Pronto Atendimento, Ambulatório e Hospital Dia. Destacamos o projeto “Hora da Mamãe”, que semanalmente promove oficinas de trabalhos manuais para mães de pacientes internados, o que tem gerado satisfação nas usuárias do Hospital.
Programas Específicos
Alergia ao leite de vaca, alergia alimentar, anemia falciforme, clinica de enurese e distúrbio da eliminação, epilepsia de difícil controle, fissura lábio-palatal, grupo de adolescentes, lactente sibilante, obesidade, pacientes portadores de diabetes, pé torto congênito e respirador oral. Destacamos alguns programas específicos que o ambulatório oferece:
Primeiro centro multidisciplinar público para o diagnóstico e tratamento de doenças que acarretam a perda involuntária do “xixi” em crianças com mais de seis anos. Tem o objetivo de prevenir e tratar o ato de fazer “xixi na cama”, e principalmente, tirar dúvidas sobre esse distúrbio muito comum na população infantil. A equipe é formada por pediatras, urologistas, nefrologistas, gastroenterologistas, neurologistas, fisioterapeutas, enfermeiros e psicólogos.
Disponibiliza uma equipe com vários profissionais que trabalham de modo integrado no tratamento, desde a cirurgia até a reabilitação, associada à integração sociopsicológica. Desde dezembro de 2010 estamos também integrados ao Programa Mãe Paulistanos (programa da Prefeitura de São Paulo) para atendimento a recém nascidos na cidade de São Paulo. Oferecemos atendimento em várias especialidades: pediatria, cirurgia plástica, fonoaudiologia, nutrição, otorrinolaringologia, odontologia, ortodontia, hebiatria e psicologia.
Programas de ensino desenvolvidos no Hospital
O Serviço de Apoio Diagnóstico é dotado de recursos materiais e humanos em audiometria, bera, ecocardiografia, eletroencefalografia, eletrocardiografia, hemoterapia, impedanciometria, laboratório de análises clinicas e patológicas, ultrassonografia, radiologia e tomografia. Tem capacidade para atender todas as demandas geradas no Pronto Atendimento, Ambulatório, Internação, Cirurgia, bem como atendimento aos usuários da rede municipal de saúde.
O Serviço de Apoio Diagnóstico é dotado de recursos materiais e humanos em audiometria, bera, ecocardiografia, eletroencefalografia, eletrocardiografia, hemoterapia, impedanciometria, laboratório de análises clinicas e patológicas, ultrassonografia, radiologia e tomografia. Tem capacidade para atender todas as demandas geradas no Pronto Atendimento, Ambulatório, Internação, Cirurgia, bem como atendimento aos usuários da rede municipal de saúde.
Outros programas
O Programa de Melhoria Continua de Qualidade foi implantado em 2010, fazendo parte de uma estratégia de aperfeiçoamento iniciada no IRSSL, que envolve, entre outros pontos, a reforma das estruturas e equipamentos.
O Programa trata de muitos processos de trabalho, que passa pela identificação do problema, análise do processo, definição dos indicadores de monitoramento, realização das melhorias e consolidação dos processos. O objetivo principal do programa é a qualidade e excelência nos serviços prestados ao usuário do Hospital.
Coordenado por profissionais de pedagogia, desenvolve trabalho especifico com o grupo de fissurados, bem como acompanhamento pedagógico com pacientes internados.
Trabalho que a equipe enfermagem desenvolve para mães de pacientes que necessitam de cuidados especiais depois da alta.
O paciente tem direito a um acompanhante no quarto de internação, para tanto o Hospital providencia uma poltrona confortável, vestiário com armários, banho, avental, 4 alimentações no refeitório. Apoio psicológico e social (quando necessário), além de promover atividades de lazer (TV, eventos e oficinas para mães, etc.)
Aos domingos a visitação aos pacientes é aberta também aos irmãos e amigos menores de 15 anos.
Serviços Específicos
O Serviço de Apoio Diagnóstico é dotado de recursos materiais e humanos em audiometria, bera, ecocardiografia, eletroencefalografia, eletrocardiografia, hemoterapia, impedanciometria, laboratório de análises clinicas e patológicas, ultrassonografia, radiologia e tomografia. Tem capacidade para atender todas as demandas geradas no Pronto Atendimento, Ambulatório, Internação, Cirurgia, bem como atendimento aos usuários da rede municipal de saúde.
Ouvidoria
Acolhe as reclamações, sugestões e elogios, atua como interlocutor do usuário com a direção da Instituição. Tem o objetivo de buscar soluções imediatas aos problemas apontados e assim promover melhoria nos fluxos de atendimento do Hospital.