Institucional

Entregamos o que temos de melhor

Somos Todos Instituto

Fundado em 2008, o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL) nasceu com o propósito de fortalecer a atuação social voluntária da Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês na saúde pública do Brasil, tendo como missão levar a excelência administrativa e operacional, já reconhecida no setor privado, às esferas municipais e estaduais do País.

O Instituto administra atualmente 13 unidades de saúde: Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, Hospital Geral do Grajaú, Hospital Regional de Registro, Hospital Geral de Taipas, Hospital Regional Rota dos Bandeirantes, Hospital Geral de Vila Penteado, Ambulatório de Cuidados em Saúde, AME Interlagos, Hospital Regional de Jundiaí, AME Jundiaí, AMAS – UMANE, Núcleo de Saúde da Fundação Lia Maria Aguiar e Serviço de Reabilitação Lucy Montoro de Mogi Mirim.

Até meados de 2021, o Instituto era responsável pela gestão de três hospitais públicos (Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, Hospital Geral do Grajaú e Hospital Regional de Jundiaí), um Ambulatório Médico de Especialidades (AME Dra. Maria Cristina Cury de Interlagos) e um serviço de reabilitação (Lucy Montoro de Mogi Mirim), que integram as redes municipal e estadual de São Paulo.

A partir de agosto de 2021, a organização ampliou seu portfólio de atuação com a incorporação do Atendimento Multiassistencial (AMAS), localizado na região da Santa Cecília em São Paulo/SP, administrado em parceria com a Umane, nossa primeira unidade privada de saúde.

Ainda no final de 2021, foi firmado um contrato de gestão com o Governo do Estado de São Paulo para gerenciar o Ambulatório Médico de Especialidades de Jundiaí (AME Dona Maria Lopes), cuja operação teve início em janeiro de 2022, totalizando 7 unidades administradas pelo Instituto.

Em maio de 2022, foi inaugurado o Núcleo de Saúde FLMA, em Campos do Jordão. O Núcleo de Saúde é uma iniciativa da Fundação Lia Maria Aguiar em parceria com o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, cujo objetivo é oferecer serviços gratuitos de saúde para a população de Campos do Jordão. Com cerca de 3.800m2 de área construída, o Núcleo é um dos projetos mais modernos e inovadores em termos de infraestrutura e gestão em saúde, oferecendo atendimento clínico e ambulatorial em diversas especialidades médicas, além de um serviço especial de hemodiálise.

Em 2023, a instituição incorporou uma nova unidade para ampliar ainda mais seu alcance e proporcionar atendimento de excelência a um maior número de pessoas, iniciando a gestão do Hospital Regional de Registro, que oferece atendimentos de média e alta complexidade no Vale do Ribeira.

O ano de 2024 trouxe um grande marco para a atuação do IRSSL com a expansão de suas operações, ao assumir a gestão de três novos hospitais públicos no estado de São Paulo: o Hospital Regional Rota dos Bandeirantes (Hospital Regional de Barueri), o Hospital Geral de Taipas (HGT) e o Hospital Geral Vila Penteado (HGVP). Com essa importante conquista, o IRSSL ampliou sua gestão de aproximadamente 640 leitos em 2023 para 1.289 leitos operacionais, reafirmando seu compromisso com a excelência na saúde pública.

A expansão da instituição é fruto de um trabalho de mais de  uma década dedicado ao SUS e agora pautado em um novo modelo de governança corporativa no intuito de apoiar a operação e tomada de decisão, reforçando o protagonismo e o propósito de compartilhar a Excelência na Saúde Pública com Relevância Social.

Para os dirigentes, o Instituto permanece atrelado às parcerias público-privadas e à contribuição com o SUS. O objetivo é continuar ampliando os atendimentos e entregar cada vez mais expertise em gestão e conhecimento, cumprindo o compromisso de fortalecer o acesso a cuidados médicos de qualidade.

Propósito

Compartilhar a Excelência na Saúde Pública com Relevância Social.

Visão

Ser uma Organização Social Protagonista na Jornada de Excelência em saúde com Responsabilidade Social no Brasil.

Valores

  • S  Solidariedade
  • Excelência
  • Resultado