Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês realiza 1º simpósio científico sobre saúde pública

Instituto na Mídia
15/08/2022

Nos dias 19 e 20 de setembro, o Instituto realizará seu 1º Simpósio Científico – Gestão em Saúde e Perspectivas de Futuro, um evento 100% gratuito com mais de 20 especialistas para discutir melhores práticas, tendências e desafios da gestão em saúde pública. O encontro será realizado de forma híbrida (presencial e on-line), com transmissão ao vivo diretamente do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Entre os convidados desta primeira edição, está o atual Secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, que irá falar sobre as principais conquistas e os desafios do SUS e como o modelo de OSS (Organização Social de Saúde) têm contribuído para transformar a saúde pública no Brasil.

O evento também terá como palestrante a Dra. Sônia Alves (Secretaria Estadual da Saúde-SP) e Dra. Marilande Marcolin (Secretaria Municipal de Saúde-SP) para discutir como as Organizações Sociais de Saúde estão agregando valor ao Sistema Único de Saúde (SUS) e se tornaram parceiras estratégicas para o poder público.

Outro tema relevante para as instituições públicas de saúde são os processos de acreditação, que atestam a excelência dos serviços prestados à população. Para tratar deste assunto, Tatiana Lourenço (Gerente de Avaliação e Certificação do IBES – Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde) e Dr. José Mauro Vieira Júnior (diretor do Instituto de Qualidade e Segurança do Hospital Sírio-Libanês) conduzirão a palestra “Gestão de Risco e Instituições de Alta Confiabilidade”.

Como forma de compartilhar conhecimentos e vivências de outros profissionais que também são referência na área da saúde, o Simpósio abordará temas como a experiência do paciente, com palestra de Marcelo Alvarenga (CEO da ConectaExp) sobre “Cuidado Centrado na Pessoa – Construindo a Cultura da Experiência”. Outro tema importante relacionado ao cuidado assistencial e que também faz parte da programação é o de “Saúde Integral – A busca pelo estado completo de bem-estar”, com palestra de Plinio Cutait, atual Coordenador do Núcleo de Cuidados Integrativos do Hospital Sírio-Libanês.

O Simpósio ainda trará um painel totalmente dedicado a novas tecnologias e segurança da informação e do paciente, com palestras sobre inovação, inteligência artificial e os impactos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para a saúde. Entre os convidados, Fabio Serpa (Pulsati), Vladimir Pizzo (Philips), Fabio Gamer (Gerente de Tecnologia da Informação do Hospital Sírio-Libanês) e Lara Rocha Garcia (advogada e consultora da Impakt Consulting).

De forma prática, o Simpósio também trará cases de sucesso, como o da SAS Brasil, organização sem fins lucrativos que desde 2013 leva atendimento gratuito para regiões sem acesso à saúde especializada no Brasil. A startup social foi premiada este ano durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

Também faz parte da programação do evento um painel sobre ESG com o objetivo de refletir sobre como as instituições de saúde podem ampliar seu impacto social por meio da adoção dos princípios de ESG que, na prática, são métricas e métodos que mostram como as organizações podem se tornar socialmente conscientes, ambientalmente sustentáveis e corretamente gerenciadas.
Para mediar a mesa-redonda sobre ESG, o evento contará com a participação da jornalista Andréia Sadi. A mesa será composta exclusivamente por profissionais e líderes mulheres, entre elas, representantes da Pfizer e do Hospital Sírio-Libanês, destacando o protagonismo feminino nas instituições de saúde.

“Este primeiro Simpósio é uma grande realização para o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, organização social que cresce a cada dia e reafirma o seu propósito de compartilhar a excelência em saúde com relevância social. Esse evento vem para somar expertises, compartilhar experiências práticas e inovadoras, além de propor reflexões para fortalecermos ainda mais o SUS e a saúde brasileira”, afirma Dr. Adolfo Martin, diretor médico do Instituto.

As inscrições estão abertas e são destinadas a gestores, profissionais de saúde e pesquisadores da área.

Informações sobre o evento:

Datas: 19 e 20 de setembro de 2022
Modalidade: híbrida (presencial e on-line) | 100% gratuito
Local: IEP – Instituto de Ensino e Pesquisa (Hospital Sírio-Libanês)
Rua Prof. Daher Cutait, 69. Bela Vista – São Paulo/SP

Programação completa, submissão de trabalhos e inscrições no link:
www.irssl.org.br/simposio-cientifico

Patrocínio: Pfizer, Alsa Fort, BS4IT Soluções, PcTec Smart IT e Pulsati Tecnologia em Saúde.

Apoio: Hospital Sírio-Libanês.

Skip to content