FALE CONOSCO

Notícias

Voltar para listagem de notícias

27/06/2013

Hospital Menino Jesus conquista o 1º lugar no QualiHosp 2013

O Hospital Menino Jesus apresentou no QualiHosp -  Congresso Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde, evento promovido pelo GVsaúde, o trabalho “Malformação congênita: Modelo de atenção integral na rede de saúde” na mesa de comunicação coordenada com apresentação da Dra. Debora Gejer, coordenadora do ambulatório, autora do trabalho juntamente com o Dr. Antonio Carlos Madeira de Arruda e Dr. Antonio Carlos Milaré.

O eixo do trabalho segue a tendência do atendimento em rede, que foi o tema central do Congresso: “Perspectivas da Qualidade em Redes de Atenção à Saúde”, na qual foram discutidos os modelos assistenciais organizados em redes, com ênfase em informação e comunicação e nos quais a qualidade e a segurança sejam privilegiadas, visando garantir aos cidadãos acesso ao cuidado integral à saúde.

Dra. Debora Gejer

O objetivo do trabalho foi descrever um modelo de atenção integral na rede de saúde para pacientes portadores de malformações congênitas através da implantação de linhas de cuidado. Foram organizados fluxos para a integração de todos os pontos da atenção à saúde, desde o diagnóstico e tratamento até a reabilitação.

O resultado observado foi o aumento significativo do número de novos pacientes nos programas de atenção aos portadores de fissura labiopalatal, pé torto congênito e displasia coxo femoral, assim como, o início do tratamento passou a ser ainda no 1º mês de vida, uma vez que feito o diagnóstico destas anomalias, a maternidade já agenda o paciente para consulta no HMIMJ. A equipe do Hospital realiza uma avaliação completa do recém-nascido e o tratamento é planejado e desenvolvido de maneira personalizada, porém seguindo fluxos e protocolos de tratamento consagrados internacionalmente. Quando necessário, o paciente é referenciado para atenção primária, garantindo o cuidado integral da saúde destas crianças.

A implantação das linhas de cuidado possibilitou a obtenção de melhores resultados, menores custos e grande redução de sequelas não só físicas como psicológicas.

O evento aconteceu nos dias 18, 19 e 20 de junho de 2013 em São Paulo, no Centro de Convenções Rebouças. Além do trabalho vencedor, o HMIMJ participou de outra mesa de comunicação coordenada com o tema: “Intervenção nas relações intrapsíquicas entre a equipe de enfermagem e os acompanhantes de pacientes do HMIMJ” e a exposição de três pôsteres: “Quebra de barreiras – comunicação efetiva entre a equipe de enfermagem e acompanhantes da Pediatria”; “Avaliação da renovação de Recursos Humanos no Pronto Socorro do HMIMJ” e “Pé torto congênito – modelo de atenção integral na rede de saúde”.

Confira abaixo os posteres apresentados pelo HMJ no Congresso:

  

 

Endereços de atendimento
Atendimento Médico AME   •   Hospitais de Atendimento   •   Serviço de Reabilitação

Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês
Matriz: Rua Peixoto Gomide, 337, Bela Vista, São Paulo - Telefone: 55 (11) 3016-0528
E-mail: faleconosco@irssl.org.br