FALE CONOSCO

Notícias

Voltar para listagem de notícias

20/09/2019

Hospital Menino Jesus apresenta os resultados do projeto Lean nas Emergências

O Lean nas Emergências é um projeto do Ministério da Saúde desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi/SUS), executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, com o objetivo de minimizar desperdícios na área da saúde. 

O principal indicador é o NEDOCS (sigla em inglês para Escala de Superlotação do Departamento Nacional de Emergência), que mensura a superlotação no pronto-socorro e os riscos aos pacientes. De acordo com Marcello Pedreira, pediatra responsável pela implementação do projeto, a dinâmica do hospital pediátrico é diferente do atendimento adulto, pois existem particularidades para cada faixa etária. A metodologia foi aplicada durante 6 meses na unidade (de abril a agosto de 2019), com reuniões diárias de curta duração (huddle), padronização e melhorias dos processos.

Neste período, o hospital alcançou um resultado bastante significativo, reduzindo a superlotação em 61%. “Desde o início, a equipe tem trabalhado ativamente para trazer bons resultados nas melhorias propostas. Aos poucos envolvemos e integramos outras áreas do hospital, o que fez toda a diferença”, afirma a Supervisora de Enfermagem do Pronto Socorro do Menino Jesus, Marcela da Silva Freitas. Os ganhos já são percebidos pelos pacientes e seus familiares, com uma queda considerável no número de queixas.

Fonte: Comunicação IRSSL

Endereços de atendimento
Atendimento Médico AME   •   Hospitais de Atendimento   •   Serviço de Reabilitação

Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês
Matriz: Rua Peixoto Gomide, 316, Bela Vista, São Paulo - Telefone: 55 (11) 3394-5705
E-mail: faleconosco@irssl.org.br