FALE CONOSCO

Notícias

Voltar para listagem de notícias

24/07/2019

Hospital Geral do Grajaú atinge metas do Projeto Colaborativo Saúde em Nossas Mãos

UTI Adulto apresenta resultados significativos em apenas 18 meses

Em dezembro de 2017, a Unidade de Terapia Intensiva Adulto do Hospital Geral do Grajaú iniciou a participação na colaborativa “Saúde em nossas mãos” do Ministério da Saúde e IHI (Institute for Healthcare Improvement), em parceria com o Hospital Sírio-Libanês e outros 4 hospitais de excelência com o objetivo de reduzir em 50% as infecções relacionadas a dispositivos invasivos em 119 unidades de terapia intensiva de hospitais públicos pelo Brasil, no prazo de 3 anos, considerando que para os primeiros 18 meses a meta era de redução de 30%.

Foram endereçadas infecções hospitalares prevalentes na UTI e com potencial preventivo: Infecção do Trato Urinário Relacionada ao Uso de Cateter (ITU-AC), Infecções Primárias de Corrente Sanguínea Laboratorialmente Confirmadas Relacionadas ao Uso de Cateter Venoso Central (IPCSL) e Pneumonia Associada a Ventilação Mecânica (PAV). As infecções elevam consideravelmente o sofrimento do paciente, aumentando o tempo de internação, a morbidade e os custos nos serviços de saúde. Através da metodologia denominada “Modelo de Melhoria”, com testes de PDSA (Planejar-Desenvolver-Estudar-Agir) propostos pelo IHI e caderno da ANVISA, além do engajamento de toda a equipe multiprofissional que aderiu às melhores práticas foi possível atingir a meta em menos tempo.

Após 18 meses do projeto, os resultados continuam bastante significativos, com a redução de 100% em infecção do trato urinário (ITU), 61,58% em pneumonia associada a ventilação mecânica (PAV) e 51% em infecção da corrente sanguínea (IPCSL). Outro ponto interessante é que este resultado foi possível mesmo com o aumento da gravidade dos pacientes internados na UTI durante este período, o que reforça ainda mais a efetividade do método empregado.

Fonte: Comunicação IRSSL

Endereços de atendimento
Atendimento Médico AME   •   Hospitais de Atendimento   •   Serviço de Reabilitação

Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês
Matriz: Rua Peixoto Gomide, 316, Bela Vista, São Paulo - Telefone: 55 (11) 3394-5705
E-mail: faleconosco@irssl.org.br