FALE CONOSCO

Notícias

Voltar para listagem de notícias

10/06/2019

Hospital Municipal Infantil Menino Jesus participa do 11º Congresso Brasileiro de Fissuras Lábio Palatinas

Evento reuniu profissionais que são referência no Brasil e no exterior

O 11º Congresso de Fissuras Lábio Palatinas e Anomalias Craniofaciais ocorreu nos dias 7 e 8 de junho de 2019, na cidade de Campinas, interior de São Paulo, reunindo pesquisadores, especialistas e profissionais multidisciplinares envolvidos no tratamento das fissuras. No evento, a cirurgiã dentista do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, Daniela Franco Bueno, apresentou a nova fase do projeto de Bioengenharia de Tecidos. Desde 2013, o Sírio-Libanês, em parceria com o Hospital Municipal Menino Jesus, por meio do PROADI-SUS, um programa do governo federal, vem desenvolvendo uma técnica inovadora para o tratamento da fissura lábio palatina, especificamente em relação a regeneração óssea.

O tratamento convencional retira fragmentos ósseos da crista ilíaca ou bacia da criança e enxerta na região acometida (fissura óssea alveolar). “A nova técnica tem como princípio a utilização de células tronco provenientes do dente de leite da própria criança para a formação de osso, não necessitando a retirada dos fragmentos da crista ilíaca. Isso contribui para uma melhora significativa na qualidade de vida das crianças pois elimina dor e morbidade da região doadora de osso”, comenta Dra. Daniela, coordenadora técnica do projeto. Na fase atual, a nova técnica será disseminada para outros sete centros de tratamento e será realizado um estudo de custo-efetividade comparando as duas modalidades cirúrgicas.

Dentro do município de São Paulo, todos os bebês que nascem com fissura lábio palatina em maternidades federais, estaduais e municipais são encaminhados para o Hospital Menino Jesus, que é referência no atendimento, sendo também o primeiro hospital no mundo a realizar um estudo clínico utilizando células-tronco de polpa de dentes decíduos (dentes de leite) neste tipo de tratamento. Para a pesquisadora Daniela, a parceria entre o Hospital Sírio-Libanês e o Hospital Menino Jesus ainda poderá auxiliar nos estudos de mapeamento genético, levando a novas descobertas no que diz respeito à genética das fissuras lábio palatinas. “O objetivo é encontrar alterações genéticas de predisposição às fissuras e desenvolver mecanismos para prevenir o aparecimento dessa malformação congênita", conclui.

Fonte: Comunicação IRSSL

Endereços de atendimento
Atendimento Médico AME   •   Hospitais de Atendimento   •   Serviço de Reabilitação

Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês
Matriz: Rua Peixoto Gomide, 316, Bela Vista, São Paulo - Telefone: 55 (11) 3394-5705
E-mail: faleconosco@irssl.org.br