FALE CONOSCO

Notícias

Voltar para listagem de notícias

30/05/2019

Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês participa do 1º Seminário Público & Orgs - O Papel da Sociedade Civil na Prestação de Serviços Públicos

No dia 29 de maio, as lideranças do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL) marcaram presença no 1º Seminário Público & Orgs - O Papel da Sociedade Civil na Prestação de Serviços Públicos, organizado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross) e a Associação Brasileira das Organizações Sociais de Cultura (Abraosc), na Sala São Paulo.

O IRSSL, entidade associada ao IBROSS, foi representado pela Sra. Edith Jafet Cestari, Diretora da Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês e Conselheira do Conselho de Administração do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, pelo Diretor Executivo, Geferson Alcântara Antunes, pela Diretora Assistencial, Ethel Maris Schroder Torelly e o Diretor Médico, Marco Aurelio Vitorino Cunha.

O evento contou com a participação de representantes das Organizações Sociais de Saúde (OSs) e Cultura, além de especialistas nacionais e internacionais que refletiram sobre a parceria entre governo e sociedade civil, propondo o aperfeiçoamento do modelo de gestão por organizações sociais. A mesa de abertura foi composta por Sérgio Sá Leitão, secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Fernando Cupertino, assessor de Relações Internacionais do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Renilson Rehem, presidente do Ibross, Paulo Zuben, presidente da Abraosc e Marcelo Lopes, diretor executivo da Osesp.

Entre os palestrantes convidados, o professor da Faculdade de Saúde Pública da USP, Gonzalo Vecina, apresentou o histórico da prestação de serviços públicos pela sociedade civil no Brasil e o professor da Nova Medical School / Faculdade de Ciências Médicas (NMS/FCM) da Universidade Nova de Lisboa (UNL), Jorge Torgal, resgatou o desenvolvimento e as contribuições sociais da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, reforçando a dedicação da instituição para o avanço da saúde em Portugal. Eric Klug, diretor executivo do IDBrasil e ex-vice-diretor do British Council Brasil (Conselho Britânico), descreveu 10 anos do cenário cultural das artes no Reino Unido, compartilhando as boas práticas e os exemplos de sucesso do setor no país.

O presidente da Abraosc, Paulo Zuben, reforçou que a relação entre a sociedade civil organizada e o poder público é uma parceria formalizada por meio de um contrato de gestão. “O contrato de gestão possibilita garantia e segurança para que as organizações sociais possam fazer um bom planejamento, com base em critérios de histórico de qualidade e competência de gerenciamento para atingir os resultados previstos”, ressaltou. 

Para o presidente do Ibross, Renilson Rehem, as vantagens da administração de serviços públicos por organizações sociais são indiscutíveis e já comprovadas em diversos estudos. As questões que precisam ser mais trabalhadas, segundo Rehem, são as soluções para aperfeiçoamento do modelo e a aproximação com os gestores públicos, intensificando os esclarecimentos em relação à parceria. “O bom uso do modelo de gestão garante eficiência dos serviços prestados à população. Na área da saúde tivemos a grande conquista do Sistema Único de Saúde e também das Organizações Sociais. É preciso promover melhorias nos contratos de gestão, discutir mais sobre as metas e fortalecer as parcerias”, concluiu.

A última mesa do seminário traçou perspectivas do futuro. Formada por Priscila Cruz, presidente executiva e co-fundadora do Todos pela Educação, Carlos Ari Sunfeld, presidente da Sociedade Brasileira de Direito Público, Marcelo Araújo, presidente da Japan House e ex-secretário de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, Marcos Augusto Perez, professor da Faculdade de Direito da USP e Leonardo Vilela, assessor técnico do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Os convidados discutiram legislação, a crise econômica, os obstáculos e custos jurídicos que afetam o desenvolvimento do modelo e reforçaram a importância da transparência e comunicação para uma parceria de confiança entre governo e sociedade civil organizada na gestão de serviços públicos.

Fonte: Comunicação IRSSL

Endereços de atendimento
Atendimento Médico AME   •   Hospitais de Atendimento   •   Serviço de Reabilitação

Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês
Matriz: Rua Peixoto Gomide, 316, Bela Vista, São Paulo - Telefone: 55 (11) 3394-5705
E-mail: faleconosco@irssl.org.br