FALE CONOSCO

Notícias

Voltar para listagem de notícias

12/04/2019

Hospital Geral do Grajaú celebra os resultados da internalização da nutrição

Há cerca de um ano a unidade investiu em planejamento, contratação e capacitação de toda a equipe de profissionais da área de Nutrição

No intuito de melhorar a qualidade e a experiência dos pacientes, acompanhantes e colaboradores do hospital, o HGG assumiu o desafio de reformular todo seu serviço de Nutrição, internalizando-o, já que antes era administrado por uma empresa terceirizada.

Após estudos de viabilidade financeira, networking e pesquisas internas com os usuários, a administração do hospital deu início ao cronograma e investiu na contratação de profissionais, reformas, aquisição de insumos e equipamentos e, principalmente, na capacitação profissional para atender à demanda dos pacientes e colaboradores. 

As ações foram realizadas entre o final de 2017 e início de 2018 e em 60 dias o hospital já contava com uma equipe de nutrição própria e totalmente reestruturada, de acordo com os protocolos de qualidade e segurança. A virada do serviço ocorreu às 00 horas do dia 03/01/2018, onde a equipe terceira encerrou suas atividades e assumiram os novos colaboradores.

Ao longo de um ano e três meses, os resultados demonstram avanços significativos na área, que vão desde a revisão de cardápios, apresentação, sabor e temperatura das refeições, bem como a redução de atrasos, implantação de Nutrição Clínica efetiva, desenvolvimento de material técnico, manuais, protocolos e procedimentos operacionais padronizados, acompanhamento de indicadores de qualidade, cursos para a comunidade até a reforma e adequação de posto de coleta para leite materno. 

Além disto houve a implantação pioneira da Telemedicina para a área de Nutrição – a TeleNutro, para acompanhamento de pacientes em uso de terapia nutricional enteral e parenteral, em parceria com o Hospital Sírio-Libanês.  O serviço conta com uma equipe de Nutrologia com visitas semanais presenciais e, nos demais dias, acompanhamento diário via TeleNutro. A tecnologia adotada a partir de outubro de 2018 beneficiou o atendimento de mais de 600 pacientes, com a navegação colaborativa e apoio aos nutrólogos e Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional no acompanhamento dos pacientes, o que permite a discussão diária dos casos à distância, o registro do atendimento e melhores desfechos clínicos. Mostrou-se uma tecnologia factível e uma solução para as equipes multiprofissionais de terapia nutricional em hospitais públicos que não contam com este especialista (nutrólogo) diariamente em seu corpo clínico. 

Além dos avanços em assistência nutricional, qualidade, segurança e experiência do paciente e do colaborador, neste período de pouco mais de um ano, com a completa internalização da Nutrição, houve uma economia de recursos financeiros da ordem de mais de R$ 3,5 milhões de reais, promovendo a sustentabilidade financeira do setor e do hospital.

Fonte: Comunicação IRSSL

Endereços de atendimento
Atendimento Médico AME   •   Hospitais de Atendimento   •   Serviço de Reabilitação

Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês
Matriz: Rua Peixoto Gomide, 316, Bela Vista, São Paulo - Telefone: 55 (11) 3394-5705
E-mail: faleconosco@irssl.org.br