FALE CONOSCO

Notícias

Voltar para listagem de notícias

20/02/2019

Crianças são selecionadas para tratamento da fissura lábio palatina com células-tronco

A nova técnica traz como benefícios a redução da dor e a recuperação rápida dos pacientes 

No dia 20 de fevereiro, o Hospital Municipal Infantil Menino Jesus realizou avaliações dos pacientes com fissura lábio palatina, alavancando o projeto Bioengenharia de Tecidos, que envolve oito centros especializados e integra o portfólio do Hospital Sírio-Libanês para o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS). Nessa etapa foram mapeadas 15 crianças, entre oito e 12 anos, das quais nove já foram selecionadas para participarem do projeto. Ao final, serão 62 crianças atendidas.

Desde 2013 o Sírio-Libanês vem, por meio do PROADI-SUS, desenvolvendo uma técnica inovadora para o tratamento da fissura lábio palatina, especificamente em relação a regeneração óssea. Atualmente, o tratamento convencional retira fragmentos ósseos da crista ilíaca ou bacia da criança e enxerta na região. 

“A nova técnica tem como princípio a utilização de células tronco provenientes do dente de leite da própria criança para a formação de osso, não necessitando a retirada dos fragmentos da crista ilíaca. Isso contribui para uma melhora significativa na qualidade de vida das crianças”, comenta Dra. Daniela Bueno, coordenadora técnica do projeto. 

Na fase atual, esta nova técnica será disseminada para outros sete centros de tratamento e será realizado um estudo de custo-efetividade comparando as duas modalidades cirúrgicas.

Fonte: Comunicação IRSSL

Endereços de atendimento
Atendimento Médico AME   •   Hospitais de Atendimento   •   Serviço de Reabilitação

Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês
Matriz: Rua Peixoto Gomide, 316, Bela Vista, São Paulo - Telefone: 55 (11) 3394-5705
E-mail: faleconosco@irssl.org.br