FALE CONOSCO

Notícias

Voltar para listagem de notícias

30/11/2018

Hospital Geral do Grajaú e Hospital Municipal Infantil Menino Jesus são premiados na 9ª Exposição da Qualidade

Unidades do IRSSL conquistaram o 1º lugar e receberam troféu na cerimônia de encerramento que aconteceu no dia 30/11, no Hospital Sírio-Libanês

Desde o ano passado, o Hospital Geral do Grajaú passou a adotar medidas para colocar em prática o Plano de Capacidade Plena, com o objetivo de melhorar a alocação do paciente, aumentando a eficiência do atendimento e também as condições de acomodação. O projeto começou então a ser implementado no hospital com o treinamento de toda a equipe.

O Plano é constituído de scripts por categoria profissional, onde cada agente tem ciência das suas ações conforme o nível do PCP ativado. O hospital garante uma boa experiência de atendimento com até 62 pacientes internados, número que corresponde ao nível 0. De 63 a 70 pacientes, é considerado nível 1, de 71 a 82, nível 2 e mais de 83 pacientes, nível 3.

Desde a implantação, a unidade conseguiu baixar a superlotação de pelo menos 1 nível em 6 horas e houve também uma redução significativa no LOS – tempo total de passagem pelo hospital - desde a entrada até a alta definitiva, o que evita a necessidade de utilizar os corredores como contingência. 

O Hospital Municipal Infantil Menino Jesus também foi vencedor da 9ª Exposição da Qualidade pelos resultados obtidos com a criação do Conselho Consultivo de Familiares e Pacientes. A iniciativa, fruto da parceria e integração com as equipes do HSL, IRSSL e HMJ, contou com a participação ativa de familiares dos pacientes hospitalizados.

O Conselho foi organizado inicialmente com o objetivo de estimular o engajamento das famílias no tratamento da reabilitação intestinal e sua desospitalização, porém, os resultados foram mais abrangentes. O intuito do Conselho é fazer um trabalho integrado entre as equipes do hospital e familiares, onde estes tenham mais protagonismo na co-criação de projetos e melhorias para a Instituição. 

Após um ano de trabalho integrado, a unidade conseguiu várias melhorias em processos, estruturas e obteve com sucesso a desospitalização de três pacientes que estavam internados há dois anos no hospital. Em razão disso, a superintendência assistencial irá apresentar os resultados do Conselho Consultivo do Hospital Menino Jesus no Congresso Internacional do Institute for Healthcare Improvement (IHI), em março deste ano, na Escócia.

Fonte: Comunicação IRSSL

Endereços de atendimento
Atendimento Médico AME   •   Hospitais de Atendimento   •   Serviço de Reabilitação

Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês
Matriz: Rua Peixoto Gomide, 316, Bela Vista, São Paulo - Telefone: 55 (11) 3394-5705
E-mail: faleconosco@irssl.org.br