FALE CONOSCO

Notícias

Voltar para listagem de notícias

20/12/2018

Hospital Municipal Infantil Menino Jesus abre nova ala com 28 leitos

Unidade amplia atendimento a crianças com Síndrome do Intestino Curto e problemas hepáticos graves 

O Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, administrado pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL), inaugurou no dia 20 de dezembro de 2018 a nova ala da Escola de Transplantes, iniciativa que é fruto da parceria entre o Hospital Sírio-Libanês e o Ministério da Saúde, por meio do Proadi-SUS. A cerimônia contou com a presença da Diretoria do HSL e IRSSL, Superintendência do Hospital Menino Jesus, além de representantes do Ministério da Saúde e autoridades municipais. 

O HMJ é um dos poucos centros especializados no tratamento de crianças com Síndrome do Intestino Curto no país. A reabilitação envolve tratamento com medicamentos, suporte nutricional, cirurgias de reconstrução e de alongamento intestinal e, em último caso, o transplante, quando não há mais outra alternativa. Com 28 novos leitos, 14 são destinados à reabilitação intestinal e a outra metade aos pacientes pediátricos com doenças hepáticas graves ou que necessitam de transplante de fígado.

O coordenador médico do centro de reabilitação intestinal, Dr. Rodrigo Vincenzi, lembra que o transplante é sempre o último recurso, pois os tratamentos realizados no Menino Jesus têm apresentado ótimos resultados. “Acabamos de dar alta hospitalar para três crianças que estavam internadas desde que nasceram”, conta. Há cerca de três meses, elas deixaram a unidade de internação do hospital, mas vão manter o tratamento integral em casa, com o acompanhamento de uma equipe de home care responsável pelo monitoramento que dará auxílio às famílias no que for necessário.

Embora existam algumas limitações, a ida para casa representa um grande avanço na rotina dessas crianças, inclusive com a possibilidade de frequentarem a escola. Com relação aos transplantes de fígado realizados em 2018, foram mais de 90 cirurgias, todas pelo SUS. Os transplantes são feitos no Hospital Sírio-Libanês e depois que a saúde da criança se estabiliza, segue para a UTI do Menino Jesus onde permanece até a conclusão do tratamento.

Fonte: Comunicação IRSSL

Endereços de atendimento
Atendimento Médico AME   •   Hospitais de Atendimento   •   Serviço de Reabilitação

Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês
Matriz: Rua Peixoto Gomide, 316, Bela Vista, São Paulo - Telefone: 55 (11) 3394-5705
E-mail: faleconosco@irssl.org.br