FALE CONOSCO

Notícias

Voltar para listagem de notícias

01/11/2018

Hospital Geral do Grajaú intensifica ações voltadas ao atendimento de pacientes com Sepse

Atividades de conscientização marcaram o Dia Mundial da Sepse na unidade

A sepse, antes conhecida como "infecção generalizada", é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção. Segundo o Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS), a sepse hoje é responsável por mais mortes do que câncer ou infarto agudo do miocárdio. No Brasil, a mortalidade chega a 65% dos casos, enquanto a média mundial está em torno de 30-40%. A infecção pode estar localizada em apenas um órgão, como por exemplo, o pulmão, mas provoca uma resposta inflamatória em todo o organismo na tentativa de combatê-la, comprometendo o funcionamento de vários órgãos do paciente.

É importante ficar atento aos sintomas como febre alta, aceleração dos batimentos cardíacos, respiração rápida, fraqueza, pressão baixa, diminuição da quantidade de urina, sonolência e/ou confusão. Por serem sinais presentes em diversas doenças, pode ocorrer um atraso no diagnóstico e, por isso, é fundamental que os profissionais sejam devidamente treinados e capacitados. No intuito de conscientizar os colaboradores e usuários do serviço, o HGG promoveu uma campanha no dia 13 de setembro de 2018, Dia Mundial da Sepse, distribuindo panfletos informativos aos pacientes e colaboradores da unidade.  O mote da campanha foi “Pense: Pode ser sepse?”, destacando a necessidade de identificar prontamente a sepse, a partir dos sinais e sintomas apresentados.

No mesmo mês, o hospital iniciou a implementação e coleta de dados no Pronto-Socorro adulto, adotando práticas recomendadas pelo ILAS, entidade sem fins lucrativos, fundada em 2004, que tem como missão auxiliar no processo de aperfeiçoamento da qualidade assistencial do paciente portador de sepse grave, através da implementação de protocolos baseados em evidências científicas, no intuito de reduzir expressivamente a mortalidade.”

Fonte: Comunicação IRSSL

Endereços de atendimento
Atendimento Médico AME   •   Hospitais de Atendimento   •   Serviço de Reabilitação

Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês
Matriz: Rua Peixoto Gomide, 316, Bela Vista, São Paulo - Telefone: 55 (11) 3394-5705
E-mail: faleconosco@irssl.org.br