FALE CONOSCO

Notícias

Voltar para listagem de notícias

30/11/2018

Semana da Prematuridade teve programação especial no Hospital Geral do Grajaú

As ações alertaram sobre os cuidados com bebês prematuros e a importância do Método Canguru 

De 26 a 30 de novembro, o Hospital Geral do Grajaú promoveu a Semana da Prematuridade em comemoração ao Dia Mundial da Prematuridade, celebrado em 17 de novembro. A unidade, administrada pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, teve programação especial organizada em parceria com a ONG Prematuridade.com. Todas as ações realizadas tinham como objetivo alertar sobre os cuidados e bem-estar dos bebês prematuros, de forma humanizada.

Pacientes e colaboradores participaram de rodas de conversa que debateram a atuação da equipe multiprofissional no atendimento aos bebês prematuros, além da experiência e implantação do Método Canguru. O contato com o corpo da mãe mantém os níveis de temperatura corpórea do bebê, estabiliza os batimentos cardíacos, a respiração e estimula os hormônios responsáveis pela produção de leite”, destaca a Dra. Magda Torres, coordenadora da UTI Neonatal. As mães também contam com o apoio da equipe de enfermagem para orientação sobre amamentação em livre demanda, pega correta, posições de amamentação e demais informações. 

No encerramento da Semana da Prematuridade, dia 30 de novembro, as equipes se reuniram no auditório do HGG e assistiram ao vídeo produzido pela Comunicação do IRSSL com histórias emocionantes sobre a rotina das mães e seus bebês na UTI Neonatal. “Tenho um carinho muito grande pela UTI Neonatal, pois trabalhei um tempo lá também, relatou a Superintendente Assistencial do HGG, Michele Malta. Para o Superintendente Médico da unidade, Eduardo Bianchi Zamataro, é gratificante ver as crianças que já passaram pela UTI Neonatal brincando, saudáveis e ativas, com suas mães. 

Como parte das atividades relativas à Semana da Prematuridade, a área de Humanização do HGG, sob a coordenação de Railda Alves Carone, elaborou uma ação em que as mães escolhiam uma fantasia para o seu bebê, que era colocada sobre o recém-nascido para fotografá-lo na incubadora. As fotos serão impressas e distribuídas aos pais como presente e memória afetiva dos pequenos guerreiros da UTI Neonatal. 

Fonte: Comunicação IRSSL

Endereços de atendimento
Atendimento Médico AME   •   Hospitais de Atendimento   •   Serviço de Reabilitação

Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês
Matriz: Rua Peixoto Gomide, 316, Bela Vista, São Paulo - Telefone: 55 (11) 3394-5705
E-mail: faleconosco@irssl.org.br