FALE CONOSCO

Notícias

Voltar para listagem de notícias

07/11/2018

Serviço de Reabilitação Lucy Montoro de Mogi Mirim implanta Código Azul

Unidade se mobiliza para atender pacientes com parada cardiorrespiratória (PCR)

Em julho deste ano, a Rede de Reabilitação Lucy Montoro, localizada em Mogi Mirim, no interior de São Paulo, implantou o protocolo de socorro conhecido mundialmente como Código Azul, com o objetivo de prestar atendimento imediato aos pacientes com parada cardiorrespiratória (PCR). Esse tipo de ocorrência envolve risco iminente de morte, por isso, a estruturação deste sistema emergencial permite um atendimento mais ágil, organizado e eficiente, que aumenta as chances de sobrevida dos pacientes.

A parada cardiorrespiratória acontece quando cessam abruptamente as funções cardíacas, respiratórias e cerebral, comprovada pela ausência de pulso central, de movimentos ventilatórios ou respiração agônica, além de estado de inconsciência. Assim que a unidade recebe o alerta de PCR, o Código Azul é acionado e uma equipe com 1 médico, 2 enfermeiros, 1 técnico de enfermagem, 1 ATS e 1 fisioterapeuta se dirigem até o local para iniciar os procedimentos de massagem cardíaca. O tempo máximo previsto para a chegada da equipe ao local é de 3 minutos. 

Cerca de 90% dos colaboradores da unidade já foram treinados e capacitados, incluindo serviço de limpeza e portaria, para adotarem a padronização do atendimento. Na aula introdutória foram abordados PCR, Código Azul e Intercorrências Clínicas com utilização de bonecos, além da simulação de alguns eventos para treinamento e assimilação do fluxo. “Até o momento, não registramos nenhum caso de parada cardiorrespiratória, mas nossa unidade está apta a realizar esse tipo de atendimento quando necessário”, afirma Roberta Gomes, enfermeira da unidade.

Fonte: Comunicação IRSSL

Endereços de atendimento
Atendimento Médico AME   •   Hospitais de Atendimento   •   Serviço de Reabilitação

Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês
Matriz: Rua Peixoto Gomide, 316, Bela Vista, São Paulo - Telefone: 55 (11) 3394-5705
E-mail: faleconosco@irssl.org.br