FALE CONOSCO

Notícias

Voltar para listagem de notícias

08/05/2018

Diretoria do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês participa de congresso internacional

A Diretora Assistencial do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSS), Ethel Maris Schröder Torelly, participou do International Forum on Quality and Safety in Healthcare promovido, pelo IHI (Institute for Healthcare Improvement) e BMJ (British Medical Journal), entre os dias 2 e 4 de maio, na Europa. 

O Fórum de Qualidade em Saúde reúne a cada ano em torno de 3.500 participantes de todas as partes do mundo. O evento, que é uma das maiores conferências do mundo para profissionais de saúde com foco em melhorar a qualidade e a segurança na saúde, contou com mais de 200 palestrantes internacionais e especialistas em melhoria da qualidade que apresentaram experiências práticas, estudos e conjuntos de habilidades de todo o mundo. 

Na oportunidade, o IRSSL apresentou pôster sobre o trabalho desenvolvido nas Unidades de Terapias Intensivas (UTI) pediátricas das Unidades Hospital Menino Jesus e Hospital Geral do Grajaú utilizando-se o modelo de melhoria do IHI. O tema apresentado foi a prevenção de infecção relacionada ao Cateter Venoso Central, por meio do uso de um pacote de mudanças baseado em evidências relacionadas aos cuidados na prevenção, cultura de segurança para as equipes e o engajamento das famílias dos pacientes na higiene de mãos. O HMJ obteve redução de 50% na taxa e o HGG obteve zero de infecção nos últimos 8 meses (250 dias sem infecção). 

A representante do IRSSL pode conferir as atividades do Hospital Geral de Ensino Albert Schweitzer, localizado em Dodrecht, unidade que sediou as oficinas sobre a “área de inovação do hospital” e o “resgate da alegria no trabalho e prevenção de burnout em profissionais da saúde”. 

Nos dois dias subsequentes, o IRSSL participou da programação de atividades sobre inovações e melhorias na segurança nos hospitais com a participação dos pacientes (co-design), a integração das equipes assistenciais e a melhoria da experiência dos colaboradores da saúde e, o papel das lideranças e da alta liderança na segurança do paciente. Ainda foram apresentadas experiências colaborativas para elevar a qualidade em saúde, dentre as quais duas iniciativas realizadas no Brasil e apoiadas pelo Ministério da Saúde: o projeto “Paciente Seguro” e o “Parto Adequado”. 

Na apresentação final, Don Berwik, presidente emérito do IHI, salientou sobre a necessidade da qualidade em saúde melhorar globalmente e antecipou três relatórios orientadores para esta ação que em breve estarão disponíveis. Berwik ainda conclamou a todos para que 2018 seja o ano de obtenção deste aprendizado, através destes estudos e, que 2019 seja marcado como ano de execução das melhorias nos sistemas de saúde, como uma nova fase pós o marco referência para a área, o relatório de 1999, “To err is human” do Institute of Medicina (IOM). 

Fonte: Comunicação IRSSL

Endereços de atendimento
Atendimento Médico AME   •   Hospitais de Atendimento   •   Serviço de Reabilitação

Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês
Matriz: Rua Peixoto Gomide, 316, Bela Vista, São Paulo - Telefone: 55 (11) 3394-5705
E-mail: faleconosco@irssl.org.br