FALE CONOSCO

Notícias

Voltar para listagem de notícias

23/02/2018

Setor financeiro: gestão integrada para o equilíbrio financeiro

Muito além do controle dos recebimentos e pagamentos, o setor de finanças é uma das áreas mais importantes dentro de uma empresa e responsável pela correta tomada de decisão sobre a utilização dos recursos disponíveis. No Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL), o Setor Financeiro vem ganhando destaque devido ao seu rigoroso controle e gerência, influenciando também o sucesso da operação em todas as áreas.

Sob a gerência de Claudio Generoso, o Departamento Financeiro do IRSSL é composto por 13 colaboradores alinhados à dois supervisores das áreas contábil e financeira. A equipe é responsável por lidar com todas as questões relativas aos recursos oriundos dos contratos de gestão, com foco na sustentabilidade das unidades por meio do planejamento assertivo para as melhores decisões de utilização dos recursos disponíveis.

Desde 2017, o financeiro vem passando por reestruturação e vem ganhando oportunidade para melhorar a produtividade e a qualidade em toda a gestão das cinco unidades públicas de saúde administradas pelo IRSSL por meio do alinhamento, integração e centralização da operação financeira na Matriz, acompanhando as diretrizes do modelo de gestão financeira do Hospital Sírio-Libanês (HSL). 

 A partir do matriciamento, a área financeira expandiu a atuação para além da gestão da operação da tesouraria, que significa o controle dos recursos disponíveis e passou a atuar também de forma mais efetiva na qualificação dos pagamentos efetivados por todas as unidades, na melhor aplicação dos recursos disponíveis e na gestão contábil e fiscal, que compreende a correta apuração de impostos, controle patrimonial e registros oficiais através das demonstrações financeiras, atividade que até então era executada por uma empresa terceirizada. Também ocorreu a criação de um núcleo de gestão de custos e orçamentos, área capacitada a fornecer e acompanhar, junto com gestores das unidades, o planejamento orçamentário e suas variações, além da correta apuração e controle dos custos de cada unidade, permitindo também a entrega de um prognóstico mais preciso e coerente com as metas do planejamento estratégico da instituição.

Alinhado aos objetivos estratégicos do IRSSL, o Departamento Financeiro foi responsável por grandes ganhos durante o ano de 2017, entre eles está a considerável de redução do número de protestos, que com o apoio do HSL, negociou e liquidou mais de 900 títulos vencidos e protestados. Outro destaque da atual gestão financeira pode ser percebido na consolidação do relacionamento com as Secretarias de Governos, movimento garantido a partir da aplicação de ações transparentes de gestão financeira.

O desafio do setor para 2018, está na manutenção do equilíbrio financeiro das unidades por meio de ações integradas, como por exemplo, a execução do Orçamento Participativo, mecanismo de gestão que irá direcionar com mais precisão a execução do planejamento orçamentário de 2018.

 

Fonte: Comunicação IRSSL

Endereços de atendimento
Atendimento Médico AME   •   Hospitais de Atendimento   •   Serviço de Reabilitação

Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês
Matriz: Rua Peixoto Gomide, 316, Bela Vista, São Paulo - Telefone: 55 (11) 3394-5705
E-mail: faleconosco@irssl.org.br