FALE CONOSCO

Notícias

Voltar para listagem de notícias

12/01/2018

UTI Pediátrica do Hospital Geral do Grajaú registra mais de 200 dias sem registro de infecções relacionadas ao Cateter Venoso Central

O Hospital Geral do Grajaú, unidade estadual de saúde pública administrada pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL), está com mais de 200 dias sem registro de infecções relacionadas ao Cateter Venoso Central (CVC) na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica.

A conquista é resultado da implementação do Modelo de Melhoria do IHI (Institute for Healthcare Improvement) pelas equipes que nos últimos 15 meses vem desenvolvendo ações de melhoria da qualidade e segurança nos processos. Para o sucesso da ação, houve um preparo contínuo de todos os profissionais da saúde para que se consolidassem como equipes multidisciplinares altamente efetivas e colaborativas. Também foram envolvidos no processo de cuidado os familiares, orientados sobre os cuidados básicos para prevenção de qualquer infecção hospitalar, entre estes cuidados, a importância da higiene de mãos.

De acordo com a Diretoria Assistencial do IRSSL, Ethel Maris Schröder Torelly, o resultado alcançado foi bastante desafiador considerando que o engajamento da equipe, a revisão dos processos e a adoção de práticas e cuidados que espelham uma cultura de segurança foi fundamental para o sucesso da jornada, como o uso de check list para instalação de cateter, realização de um curativo ou aplicação de medicações. O objetivo agora será aumentar este intervalo de tempo sem infecções através de uma meta mais desafiadora”, explica Ethel Torelly. 

O IRSSL, por meio de sua Diretoria Assistencial, tem reestruturado o sistema de gestão do processo do cuidado das UTI Pediátricas do Hospital Geral do Grajaú e do Hospital Municipal Menino Jesus. A partir da metade do ano de 2017, o modelo também passou a vigorar nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e Adulto do HGG. Além disto, a UTI Adulto do HGG foi recentemente escolhida para integrar o projeto “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, do Ministério da Saúde, que teve início em dezembro de 2017 e continuará por três anos com foco na redução de 50% das infecções.

Fonte: Comunicação IRSSL

Endereços de atendimento
Atendimento Médico AME   •   Hospitais de Atendimento   •   Serviço de Reabilitação

Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês
Matriz: Rua Peixoto Gomide, 337, Bela Vista, São Paulo - Telefone: 55 (11) 3016-0528
E-mail: faleconosco@irssl.org.br