FALE CONOSCO

Notícias

Voltar para listagem de notícias

11/12/2017

Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês contabiliza os ganhos obtidos com inovação na gestão de estoques

 

O Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês comemora os bons resultados obtidos na gestão de suprimentos após modernização do sistema de planejamento de estoque para materiais hospitalares, medicamentos e outros itens de consumo geral com a implementação da ferramenta GT Plan.

Visando a otimização do estoque para a garantia da qualidade da assistência, a implementação desta importante ferramenta iniciada em 18 de outubro no Hospital Geral do Grajaú, eliminou a parametrização manual do processo de solicitação de compras a partir da integração dos dados do ERP (Sistema MV) ao software GTPlan. Desta forma, o sistema permite uma ampla visibilidade do comportamento de saída dos itens em estoque e dos prazos para reposição.

Considerando que o bom controle de estoques está associado diretamente ao desempenho financeiro da Instituição, a parametrização inteligente do novo sistema, em menos de dois meses de implementação, resultou em economia de 30% do capital empregado, com a redução de 29 para 22 dias de cobertura com a garantia de que cada produto do estoque de material hospitalar e medicamentos esteja disponível na medida certa para que não falte e nem exceda a capacidade, reduzindo desperdícios, custos operacionais e melhorando a disponibilidade de produtos para a assistência.

O controle e monitoramento do GTPlan abrange diversos fatores como a tendência de consumo, média constante, sazonalidade e frequência. A ferramenta ainda permite customizar períodos de alta demanda, de sazonalidade e previsão futura, corrigindo assim, falhas de planejamento, eventual falta de material hospitalar e medicamentos e atrasos na entrega. 

Outro destaque desta implementação, está na avaliação diária do uso da plataforma visando estimular a melhoria contínua do processo de gestão de suprimentos. O HGG, iniciou a operação na vigésima terceira colocação, em um universo de 150 hospitais usuários da ferramenta, no dia 4 de dezembro ocupava a sexta posição no ranking que avalia a melhor gestão para cobertura de dias de estoque, disponibilidade de itens, follow-up, parametrização, produtos zerados, entre outros indicadores.

Com os benefícios decorrentes da implementação do GT Plan, em 1º de dezembro, o IRSSL estendeu a operação para as suas duas outras unidades hospitalares, o Hospital Menino Jesus e Hospital Regional de Jundiaí.

Fonte: Comunicação IRSSL

Endereços de atendimento
Atendimento Médico AME   •   Hospitais de Atendimento   •   Serviço de Reabilitação

Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês
Matriz: Rua Peixoto Gomide, 337, Bela Vista, São Paulo - Telefone: 55 (11) 3016-0528
E-mail: faleconosco@irssl.org.br