FALE CONOSCO

Notícias

Voltar para listagem de notícias

28/11/2017

Grupo de Diabetes do Hospital Menino Jesus promove evento comemorativo ao Dia Mundial do Diabetes

Em comemoração ao dia Mundial do Diabetes, o Grupo de Diabetes do Hospital Menino Jesus realizou, em 17 de novembro, uma programação especial com atividades para as crianças e familiares de pacientes do programa de Atenção aos Portadores de Diabetes Mellitus, serviço que oferece aos seus pacientes, atenção clínica, orientação e controle do diabetes por meio do acompanhamento da equipe multidisciplinar formada por endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos e enfermeiros. 

Com objetivo de sensibilizar sobre a importância da alimentação saudável para o controle do diabetes, o encontro foi aberto com um delicioso café da manhã. Na ocasião, todos os pacientes passaram pela contagem de carboidratos, uma técnica que permite, por meio do controle glicêmico selecionar a variedade e quantidade de alimentos que poderão ser consumidos durante a refeição. Cada criança presente, acompanhada pela equipe de nutricionistas, pode preparar e saborear o cardápio do café da manhã com opções entre salada de frutas, bolos, lanches naturais, pão de queijo e até chocolates sem adição de açúcares.

 Durante a abertura do evento, o Diretor Médico do HMJ, Dr. Antonio Carlos Madeira Arruda comemorou o avanço do tratamento da patologia. “O diabetes é a doença endocrinológica mais frequente na prática pediátrica. Porém, ao longo dos anos, houve muito progresso em relação ao tratamento e à qualidade de vida do paciente. Hoje em dia, é perfeitamente admissível comer de tudo, com bom senso e compreensão de que existe limitação”, salientou. 

 O encontro também exibiu o vídeo comemorativo ao Dia Mundial do Diabetes. O audiovisual intitulado “O Lado Bom”, contou com a participação das crianças e dos jovens do Grupo de Diabetes que partilharam diferentes maneiras de encarar o diagnóstico com saúde.

 A experiência transformadora de Nathália Rosa, ex-paciente do programa foi o tema da palestra apresentada durante o encontro. Aos 17 anos, Nathália foi diagnosticada, no HMJ, com Diabetes Tipo 1. Até completar 18 anos, a garota passou pelo acompanhamento da equipe de enfermagem, nutricionistas, endocrinologistas, psicólogos e assistentes sociais da unidade. Neste período, pode compreender os aspectos do diabetes e adaptar-se para um novo estilo de vida, priorizando uma dieta equilibrada aliada à prática de exercícios físicos. Hoje, aos 21 anos, Nathália é sucesso nas redes sociais com seu perfil no Instagram “Diabética Tipo Fit”. Entre fotos e depoimentos, a garota apresenta seu o dia-a-dia, dicas de alimentação saudável e treino físico.

 A manhã de celebração foi encerrada com uma programação de atividades recreativas para as crianças. Entre brincadeiras, gincanas e distribuição de brindes os pequenos ainda puderam testar os conhecimentos sobre Diabetes em desafios de perguntas e respostas. 

Fonte: Comunicação IRSSL

Endereços de atendimento
Atendimento Médico AME   •   Hospitais de Atendimento   •   Serviço de Reabilitação

Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês
Matriz: Rua Peixoto Gomide, 337, Bela Vista, São Paulo - Telefone: 55 (11) 3016-0528
E-mail: faleconosco@irssl.org.br