FALE CONOSCO

Notícias

Voltar para listagem de notícias

13/11/2017

Hospital Menino Jesus passa por reforma de ampliação com apoio do PROADI-SUS

O Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, desde de 27 de setembro, passa por um processo de reforma para oferecer mais quartos e uma estrutura qualificada para atender pacientes do programa de Transplante Hepático Infantil do Sistema Único de Saúde (SUS). A intervenção, que irá entregar uma nova ala de internação com capacidade para 28 leitos, é realizada através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), uma parceria entre o Hospital Sírio-Libanês (HSL) e o Ministério da Saúde (MS), que em 2016, já havia inaugurado 10 novo leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Localizada no sexto andar, a nova ala contribuirá para elevar número de leitos operacionais da unidade de internação pediátrica e também irá ampliar a capacidade de atendimento aos pacientes em terapia de transplante de fígado e em reabilitação intestinal da síndrome do intestino curto. A partir da inauguração dos novos leitos, esses pacientes contarão com um andar exclusivo para assistência mais ágil e focada na especialidade. 

Considerando o perfil de média e longa hospitalização dos pacientes dos programas de Transplante Hepático e Reabilitação Intestinal, toda a obra foi planejada para proporcionar atendimento especializado, maior conforto e qualidade vida às crianças internadas e seus acompanhantes. 

A reforma estrutural foi iniciada com a realocação dos setores administrativos que funcionavam no andar, seguida da reconstrução de toda infraestrutura elétrica, hidráulica e do sistema de climatização para a construção de 28 leitos de internação, sendo 4 deles de isolamento. A intervenção também privilegia a ambientação aconchegante com espaços de convivência e interação da família. A previsão de entrega é janeiro de 2018. A obra não afeta os demais serviços do hospital, como internações, cirurgias e atendimentos ambulatoriais.  

Programa de Transplante Hepático Infantil

O HMJ realiza atendimento pré e pós-transplante hepático infantil, iniciativa do Hospital Sírio-Libanês e o PROADI-SUS. Em 2016, houve a ampliação de 10 leitos de UTI destinados aos pacientes de transplante de fígado e reabilitação intestinal. Nesse programa a assistência ao paciente tem início no ambulatório da especialidade, onde é acompanhado e preparado para a intervenção cirúrgica que é realizada no HSL pelo grupo de transplante de fígado pediátrico do Hospital Sírio-Libanês. Após o procedimento, o paciente retorna à UTI do HMJ para sua total recuperação e alta. Além disso, o HMJ se torna referência para qualquer atendimento futuro desse paciente.

Desde outubro de 2016, o HMJ recebe pacientes com síndrome do intestino curto para reabilitação intestinal. Atualmente, há 6 crianças atendidas pelo Programa de Reabilitação intestinal. Com a conclusão da nova ala, a meta é ampliar o atendimento do programa, ofertando mais leitos ao MS, e possibilitando a melhor gestão da lista de pacientes com a patologia. 

Hospital Municipal Infantil Menino Jesus

Inaugurado em 1960 como um hospital especializado em atendimento pediátrico para a cidade de São Paulo, o Hospital Municipal Infantil Menino Jesus (HMJ), ocupa um papel de destaque no cenário da saúde pública da Capital sendo referência no atendimento de qualidade à criança e adolescente, de zero até 18 anos incompletos.

Em 2008, o Hospital Sírio-Libanês, por meio do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL), firma contrato com a Prefeitura de São Paulo e assume o desafio de administrar o HMJ. Desde então, esforços têm sido empreendidos no sentido de ampliar a oferta e a qualidade dos serviços de assistência médica com novas tecnologias e especialidades. Sob a gestão do Instituto incorporou novas tecnologias e especialidades incrementando sua capacidade resolutiva e tornou-se especializado em malformações congênitas como fissuras labiopalatinas, hipospádia, displasia congênita do quadril e pé torto congênito, megacólon e atresia de esôfago. 

 

 

Fonte: Comunicação IRSSL

Endereços de atendimento
Atendimento Médico AME   •   Hospitais de Atendimento   •   Serviço de Reabilitação

Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês
Matriz: Rua Peixoto Gomide, 337, Bela Vista, São Paulo - Telefone: 55 (11) 3016-0528
E-mail: faleconosco@irssl.org.br