FALE CONOSCO

Notícias

Voltar para listagem de notícias

31/10/2017

Hospital Geral do Grajaú celebra 19 anos de atividades

Há 19 anos, a região do extremo sul de São Paulo ganhava mais um reforço no atendimento hospitalar.  Para celebrar quase duas décadas de atividades do Hospital Geral do Grajaú, em 25 de outubro, colaboradores, parceiros e representantes da Comunidade, da Secretaria Estadual da Saúde, do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês e da Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês se reuniram em evento comemorativo ao aniversário do HGG.

A programação festiva foi iniciada com a formação da mesa solene que contou com a presença do Diretor Executivo do Hospital Sírio-Libanês, Fernando Andreatta Torelly, do Diretor Executivo do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, Clebio Campos Garcia, da Diretora da Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês, Georgia Abdalla Hannud, da Superintendente Médica HGG, Dra. Jocelene Batista Pereira, do representante da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Danilo César Fior e da líder comunitária, Eunice Silvino Campos.

A mesa apontou os desafios para a realização de atendimento de qualidade à população. A Diretoria do HSL destacou o resgate da missão da Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês imbuídas em retribuir para sociedade brasileira o acolhimento recebido através de um atendimento de excelência em saúde que atingisse todas as camadas da sociedade. Investir na qualificação técnica, profissional e administrativa realizando no HGG a melhor pratica de saúde e assim fortalecer o SUS é o proposito dessa missão.

Durante a cerimônia o Diretor Executivo do IRSSL, Clebio Garcia enfatizou a importância da participação da comunidade no processo de gestão visando a qualidade assistencial. “É gratificante constatar que a comunidade está presente e desempenhando um papel fundamental para que juntos busquemos melhorias para o HGG”, salientou.

A festividade ainda contou com a apresentação do vídeo comemorativo aos 19 anos do HGG (Clique aqui), obra institucional que apresenta a equipe de voluntariado e de Organizações Não Governamentais atuantes no Acolhimento Voluntário da instituição. Em seguida, houve celebração do Culto Ecumênico coordenado pelo Padre Julio Shinji Ribeiro de Oliveira, Pároco da Paróquia Santa Inês. O encerramento foi marcado pela apresentação do coral formado pelo Corpo de Voluntariado que emocionou o público com a exibição das canções “Era uma vez” e “Trem Bala”. 

História

O Hospital Geral do Grajaú tornou-se, ao longo de seus 19 anos de trajetória, uma instituição de saúde pública de referência no atendimento de urgência, emergência e média complexidade incorporando também, ao serviço assistencial, o desenvolvimento do ensino e pesquisa.

A história do HGG tem início duas décadas antes de sua abertura ao público, época em que a comunidade local ainda sonhava com a construção de um hospital no bairro.  Por 20 anos, moradores, liderados pelo Movimento de Saúde da Comunidade, lutaram por melhorias no sistema de atendimento à saúde no Grajaú, uma das regiões mais populosas da cidade. Com apoio dos líderes comunitários, o Governo do Estado identificou o terreno para edificação do hospital e iniciou a construção do prédio, inaugurado em 23 de outubro de 1998.

Hoje, o HGG está integrado à vida da região que inclui os distritos de Grajaú, Cidade Dutra, Socorro, Marsilac e Parelheiros somando uma área de aproximadamente 500 quilômetros quadrados, o equivalente a um terço do território da Capital Paulista e reunindo mais de um milhão de habitantes

O IRSSL assumiu, em janeiro de 2012, a gestão do HGG. Ao longo dos seis anos de gestão, inúmeros esforços foram empreendidos no sentido de ampliar a oferta e a qualidade dos serviços de assistência médica à população assim como na melhoria e na expansão do ensino e pesquisa.

Fonte: Comunicação IRSSL

Endereços de atendimento
Atendimento Médico AME   •   Hospitais de Atendimento   •   Serviço de Reabilitação

Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês
Matriz: Rua Peixoto Gomide, 337, Bela Vista, São Paulo - Telefone: 55 (11) 3016-0528
E-mail: faleconosco@irssl.org.br