FALE CONOSCO

Notícias

Voltar para listagem de notícias

19/09/2017

Cães Terapeutas visitam crianças internadas no HMJ

As crianças internadas no Hospital Infantil Menino Jesus contam com o cuidado de uma junta especial, trata-se das visitas dos cães terapeutas do Patas Therapeutas, uma organização sem fins lucrativos que promove a Terapia Assistida por Animais como parte do processo de tratamento de diversas patologias. 

A terapia assistida por animais é um modelo de humanização hospitalar presente no HMJ desde 2014. As visitas da patrulha canina do Patas Therapeutas, ocorrem mensalmente e têm objetivo de estimular a socialização das crianças durante o período de hospitalização. 

Preparados e higienizados os animais estão presentes no HMJ sempre na segunda terça-feira de cada mês. São em torno de seis cães, todos acompanhados pelos proprietários e a equipe de enfermagem do HMJ que percorrem o Setor de Internação e visitam os pacientes autorizados da UTI. 

Além das brincadeiras, a presença dos cães terapeutas no ambiente hospitalar tem por finalidade melhorar a qualidade de vida e o bem-estar da criança e do acompanhante. A interação entre os animais e as crianças, de acordo com estudos científicos, contribui nos aspectos clínicos e psicológicos. Entre os benefícios estão melhora da autoestima, diminuição do estresse, da pressão arterial e dos níveis de colesterol. O contato com os cachorros, também produz o aumento da produção de endorfinas, ocitocinas, prolactina, dopamina e diminui a concentração de cortisol, substâncias que atuam positivamente no estado de ansiedade. “Quando temos um bichinho em casa, temos todos esses benefícios diariamente. Nosso trabalho é doar o tempo dos nossos animaizinhos às crianças que por conta da hospitalização estão impossibilitadas dos benefícios do contato com um animal. Na verdade, estamos doando saúde”, explica a Superintendente da ONG Patas Therapeutas, Silvana Fedeli Prado. 

Para integrar a equipe do Patas, os cães além de ser dóceis, também são treinados para o ambiente hospitalar e passam por um adestramento para aprendizagem dos comandos básicos. Para as visitas, os animais passam por uma rigorosa avaliação de saúde e são higienizados dentro das exigências do controle de infecção hospitalar. Os cães também são vacinados e vermifugados para prevenir a transmissão de doenças. 

Fonte: Comunicação IRSSL

Endereços de atendimento
Atendimento Médico AME   •   Hospitais de Atendimento   •   Serviço de Reabilitação

Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês
Matriz: Rua Peixoto Gomide, 337, Bela Vista, São Paulo - Telefone: 55 (11) 3016-0528
E-mail: faleconosco@irssl.org.br