FALE CONOSCO

Notícias

Voltar para listagem de notícias

14/08/2017

Doar o leite materno, um gesto que pode salvar vidas

O leite materno, é um alimento insubstituível. Só ele é capaz de fornecer à criança os nutrientes necessários para reforçar o sistema imunológico e o combate de infecções e doenças comuns em bebês, além de estimular o desenvolvimento cerebral. O ideal é que o leite materno seja ofertado logo nas primeiras horas de vida do recém-nascido, contudo esta não é uma realidade para muitas crianças prematuras internadas na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal do Hospital Geral do Grajaú, por algum problema de saúde. Para estes casos, a doação de leite materno pode salvar vidas. 

Para os bebês internados na UTI Neonatal do HGG o leite materno além de alimento, serve também como um eficiente remédio. Mas, a maior dificuldade está na oferta do leite materno a estas crianças, pois muitas vezes, as condições emocionais da mãe não contribuem para uma amamentação materna efetiva. 

Por meio do trabalho de captação do Posto de Coleta de Leite Humano, mães doadoras de leite materno ajudam a salvar vidas dos bebês internados na UTI Neonatal do HGG. 

Em atividade desde 2003, o Posto de Coleta de Leite Humano do HGG é o serviço responsável pela promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e execução das atividades de coleta do leite materno doado, processamento realizado pela equipe do HGG no Hospital Regional Sul, controle de qualidade e distribuição.

Diariamente, a equipe de profissionais do Posto de Coleta é responsável pela orientação das mães internadas sobre a importância da amamentação materna e a doação do leite excedente. Eles também incentivam a doação de leite materno de puérperas que realizaram partos fora da instituição. 

Na prática, toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Basta ser saudável, não fumar e não tomar medicamento que interfiram na amamentação na doação.  O Posto de Coleta do HGG realiza o cadastramento de mães interessadas em doar, orienta sobre o processo de aleitamento e doação e acompanha o estado clínico da nutriz. O trabalho incluí o acompanhamento do estado de saúde da nutriz, visitas ao domicilio para o aconselhamento sobre os cuidados de higiene e técnicas de retirada e armazenamento do leite e além da coleta domiciliar realizada semanalmente. O leite humano doado, após passar por processo que envolve seleção, classificação e pasteurização, é distribuído com qualidade certificada aos bebês internados na Unidade Neonatal.

Doar o leite materno é um gesto que pode salvar vidas, mães interessadas em realizar a doação do leite materno excedente podem entrar em contato com o Posto de Coleta de Leite Materno Humano do HGG através do telefone (11) 3544-9444, Ramal 9326 ou por e-mail: marianne.morgado@hgg.org.br

Fonte: Comunicação IRSSL

Endereços de atendimento
Atendimento Médico AME   •   Hospitais de Atendimento   •   Serviço de Reabilitação

Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês
Matriz: Rua Peixoto Gomide, 337, Bela Vista, São Paulo - Telefone: 55 (11) 3016-0528
E-mail: faleconosco@irssl.org.br