FALE CONOSCO

Notícias

Voltar para listagem de notícias

07/08/2017

Incentivo ao Aleitamento Materno é prioridade no acolhimento humanizado da maternidade do Hospital Geral do Grajaú

 

Promover, proteger e apoiar o aleitamento materno são os compromissos das unidades de saúde credenciadas pela Iniciativa Hospital Amigos da Criança (IHAC). Desde 2008, o Hospital Geral do Grajaú (HGG), por meio do acolhimento humanizado de sua maternidade, é certificado pelo selo IHAC e trabalha pela promoção do aleitamento materno e redução da mortalidade infantil. 

No mês Mundial do Aleitamento Materno, o (HGG) - unidade pública estadual de saúde gerida pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês- promove os benefícios do aleitamento materno logo na primeira hora de vida do bebê. 

Na Maternidade do  HGG, o incentivo à amamentação na primeira hora de vida ocorre independe da via de parto,  tanto os bebês que nascem de cesárea quanto os de parto normal têm oportunidade de se aconchegarem à mãe assim que chegam ao mundo, desde que as condições de saúde da mãe e do bebê sejam boas. O contato pele a pele entre mãe e bebê, ainda na sala de parto, proporciona ao recém-nascido estimulações sensoriais por meio do tato, do cheiro e de sons, que contribuem para o vínculo afetivo e para maior chance de sucesso na amamentação.

Para favorecer o contato precoce entre mãe e bebê de forma segura, o HGG incentiva o uso do “Top de Contato” confeccionado em elastano utilizado pelas mães logo nos primeiros minutos do pós-parto. “Assim que o bebê nasce é colocado em contato pele a pele com a mãe, inserido dentro deste Top que se estende sobre o tronco materno. O contato com o corpo da mãe promove a manutenção dos níveis adequados de temperatura corpórea, estabiliza os batimentos cardíacos e a respiração, acelera o desenvolvimento sensorial e estimula o aleitamento materno, além de estimular os hormônios responsáveis pela produção de leite, prolactina e ocitocina, conforme já comprovado por estudos”, destaca a Dra. Magda Torres, coordenadora da UTI Neonatal do HGG. 

O HGG oferece também vários serviços de incentivo ao aleitamento materno e apoio à puérpera, como o sistema de Alojamento Conjunto, uma das medidas também consideradas como facilitadoras ao início da amamentação e que permite que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia. Durante o período de permanência no Alojamento Conjunto, mães e acompanhantes podem contar com o apoio da equipe de enfermagem para orientação sobre amamentação em livre demanda, pega correta, posições de amamentação e demais informações. Todos os dias, a equipe de enfermagem promove um encontro entre as mães com alta hospitalar na “Sala de Alta”, uma roda de conversa para esclarecer questões relacionadas ao aleitamento materno e cuidados com o bebê. 

Outra iniciativa do HGG de promoção ao Aleitamento Materno está no trabalho de captação do Posto de Coleta de Leite Humano, serviço responsável pela execução das atividades de coleta do leite materno doado, processamento realizado pela equipe do HGG no Hospital Regional Sul, controle de qualidade e oferta aos recém-nascidos de risco internados na Unidade Neonatal.

Fonte: Comunicação IRSSL

Endereços de atendimento
Atendimento Médico AME   •   Hospitais de Atendimento   •   Serviço de Reabilitação

Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês
Matriz: Rua Peixoto Gomide, 337, Bela Vista, São Paulo - Telefone: 55 (11) 3016-0528
E-mail: faleconosco@irssl.org.br