FALE CONOSCO

Notícias

Voltar para listagem de notícias

07/06/2017

Cansaço por mais de uma semana requer atenção médica

Você está cansado? Se sua resposta foi “sim”, você não está sozinho. Segundo pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) em 2013, mas até hoje usada como referência no assunto, 98% dos brasileiros apresentam algum nível de cansaço físico ou mental e 63% já acordam indispostos

As principais causas do cansaço relatadas pelos participantes da pesquisa foram o estresse e a correria do cotidiano; seguidas pela falta de condicionamento físico, problemas pessoais e alimentação desequilibrada.

Clínico geral, geriatra e integrante da equipe de retaguarda do Pronto Atendimento do Hospital Sírio-Libanês, o dr. Francisco Torggler Filho recebe com frequência pacientes que se dizem cansados.

Segundo o médico, em primeiro lugar é preciso deixar claro que cansaço não é uma doença, mas um sintoma, talvez um dos sintomas mais comuns de todos. “O cansaço pode ser sinal de um problema emocional, como a depressão; pode ser a consequência de muitas doenças orgânicas; ou não ter uma causa específica”, explica.

Algumas das doenças que podem ter o cansaço como sintoma são:

Existe também uma doença pouco comum, conhecida por síndrome da fadiga crônica, que tem o cansaço como principal sintoma. Ela se caracteriza por fadiga extrema por mais de seis meses, sendo que o cansaço piora com a prática de atividades físicas e não melhora após repouso.

O diagnóstico da síndrome da fadiga crônica deve ser feito por um médico. As causas dessa síndrome ainda não são conhecidas, mas o tratamento pode envolver medicamentos e exercícios de esforço físico, conforme orientação médica.

Quando o cansaço merece atenção médica?

Apesar de o cansaço ser sintoma de muitas doenças, as pessoas que se sentem cansadas na maioria das vezes não estão doentes.

Segundo o dr. Torggler Filho, devemos ficar atentos ao cansaço anormal, ou seja, quando nos sentimos exaustos depois de atividades habituais que nunca nos tinham causado fadiga anteriormente; e quando o cansaço dura por mais de uma semana.

Diante dessas situações, devemos procurar ajuda de um clínico geral. Ele será capaz de fazer uma análise mais detalhada, por meio de exames físicos e laboratoriais, para descobrir qual problema pode estar causando o cansaço.

Fonte: www.hospitalsiriolibanes.org.br

Endereços de atendimento
Atendimento Médico AME   •   Hospitais de Atendimento   •   Serviço de Reabilitação

Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês
Matriz: Rua Peixoto Gomide, 337, Bela Vista, São Paulo - Telefone: 55 (11) 3016-0528
E-mail: faleconosco@irssl.org.br