FALE CONOSCO

Notícias

Voltar para listagem de notícias

13/04/2017

Beba água conforme sua sede mandar!

Você já deve ter ouvido falar que precisamos beber, pelo menos, dois ou três litros de água por dia. Atenção, pois isso é uma sugestão média e não uma regra. Para que nosso organismo desenvolva normalmente sua função, estima-se que “a quantidade mínima” diária de líquido necessária seja de 800 mililitros, afirma o dr. Paulo Cesar Ayroza Galvão, nefrologista no Hospital Sírio-Libanês. No entanto, é nossa sede que dirá o quanto devemos nos hidratar.

A água compõe entre 60% e 75% do nosso corpo, e é usada em diferentes processos químicos e metabólicos do organismo, como controle da temperatura e transporte de nutrientes. Conforme vamos perdendo essa água, sentimos sede e precisamos fazer a reposição.

No verão, em climas secos e após atividades físicas costumamos ter mais perda líquida e sentir mais sede. Quando ingerimos alimentos muito salgados ou doces, aumentamos a quantidade de sódio e glicose no sangue, respectivamente, o que também dá sede. “Esses alimentos acabam provocando uma maior concentração de algumas partículas específicas no sangue. Por isso, o corpo pede líquido para diluir essa concentração”, explica o dr. Galvão.

O ser humano bebe, em média, entre um e três litros de líquido por dia, sendo que o máximo tolerável pelo corpo, sem que comece a haver hiper-hidratação, é de sete a oito litros diários. Passando dessa quantidade, o organismo não consegue fazer a eliminação normal desses líquidos, o que pode causar diluição excessiva de sódio e de outros nutrientes do sangue, provocando dores de cabeça, fadiga, náusea, vômito, urinação frequente e desorientação mental.

No geral, estão mais vulneráveis à desidratação as pessoas com perda de líquido por vômito ou diarreia; os idosos, que por conta do envelhecimento podem ter a sensibilidade em relação à sede alterada, e as crianças que muitas vezes não conseguem se expressar em relação à sede. Já a hiper-hidratação costuma ser problemática para pessoas que têm transtornos mentais ou psíquicos e que bebam líquido sem controle; ou entre aqueles que têm restrição hídrica, como pacientes com doenças renais ou insuficiência cardíaca.

Fonte: https://www.hospitalsiriolibanes.org.br

Endereços de atendimento
Atendimento Médico AME   •   Hospitais de Atendimento   •   Serviço de Reabilitação

Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês
Matriz: Rua Peixoto Gomide, 337, Bela Vista, São Paulo - Telefone: 55 (11) 3016-0528
E-mail: faleconosco@irssl.org.br