FALE CONOSCO

Notícias

Voltar para listagem de notícias

09/03/2017

Hospital Sírio-Libanês adere campanha mundial que alerta sobre complicações silenciosas do Rim!

O Hospital Sírio-Libanês (HSL) promoverá atividades interativas e gratuitas nos próximos dias 9 e 10 de março, com o objetivo de alertar a população sobre as complicações silenciosas que podem afetar o funcionamento dos rins. As iniciativas integram a campanha global do “Dia Mundial do Rim”, celebrado no dia 9 de março. Participarão dessas ações os especialistas do próprio HSL e também do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus (HMIMJ).

A programação inclui um talk-show aberto ao público, que será realizado no anfiteatro do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, no dia 9, e terá transmissão por videoconferência para as equipes e acompanhantes dos pacientes internados do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus e do Hospital Geral do Grajaú – que são geridos pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês –, além das três unidades HSL em Brasília.

Na ocasião, o Hospital Menino Jesus também realizará exames gratuitos de pressão arterial e glicemia em um estande preparado para atender pacientes e acompanhantes da própria instituição. Além disso, no dia 10, promoverá uma mesa redonda com especialistas de diferentes áreas, voltada exclusivamente para sua equipe de assistência e corpo clínico.

Ainda no dia 09, o Hospital Sírio-Libanês promoverá, pela sua página no Facebook, a transmissão ao vivo da seção “Pergunte ao Especialista”, com a participação da Dra. Liliana Secaf, nefrologista e coordenadora do Núcleo de Nefrologia da instituição. A iniciativa permitirá a interação, em tempo real, entre a médica e os internautas.

Sempre com uma temática diferente a cada ano, a Campanha de 2017 tratará de doença renal e obesidade. O excesso de peso é um fator de risco para a ocorrência da doença renal crônica (DRC), por aumentar a possibilidade de diabetes e hipertensão arterial, que têm impacto direto no desenvolvimento da doença.

De acordo com informações do Portal Brasil, site do Governo Federal, a doença renal crônica atinge 10% da população mundial e afeta pessoas de todas as idades e raças. A estimativa é que a enfermidade afete um em cada cinco homens e uma em cada quatro mulheres com idade entre 65 e 74 anos. Metade da população com 75 anos ou mais sofre algum grau da doença.

“As complicações nos rins são silenciosas e costumam se manifestar apenas em estágios mais avançados. Portanto, a identificação precoce é o ponto chave para a conservação do rim para a vida toda, dependendo do caso”, explica Dr. Flavio Ihara, nefrologista do Hospital Menino Jesus.

A Sociedade Brasileira de Nefrologia recomenda oito “mensagens de ouro” para ações preventivas da população. Elas alertam para a prática de exercícios; a alimentação saudável como forma de evitar o sobrepeso; a ingestão de líquidos; o controle do açúcar no sangue (glicemia); a monitoração da pressão arterial; a consulta regular ao médico; combate ao fumo e à ingestão de bebidas alcoólicas e a não utilização de medicamentos sem prescrição médica.

“As pessoas já incorporaram a importância dos cuidados com a pressão, por conta de problemas cardíacos, e com a glicemia, por conta do controle da diabetes. Mas ainda não têm a dimensão da importância do cuidado com os rins. Por isso, a importância de campanhas como esta”, conclui o Dr. Flavio.

Atividades do Dia Mundial do Rim

Talk-show no Hospital Sírio-Libanês

(necessária inscrição prévia pelo e-mail eventos@hsl.org.br)

Data: 9 de março

Horário: 12h às 13h

Local: Anfiteatro do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa

Endereço: Rua Prof. Daher Cutait, 69

Programação: Participação da Dra. Liliana Secaf, nefrologista e coordenadora do Núcleo de Nefrologia do HSL, Dra. Claudia Cozer Kalil, endocrinologista do Hospital Sírio-Libanês, Dra. Leda Lutaif, nefrologista e representante da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Adriana Bergamini, nutricionista do Núcleo de Nefrologia do Hospital Sírio-Libanês e o preparador físico Carlos Eduardo Negrão. O evento será transmitido por videoconferência para o Hospital Menino Jesus, o Hospital Geral do Grajaú e para três unidades do HSL em Brasília.

Pergunte ao Especialista – “Doença Renal e Obesidade”

(transmissão ao vivo pela página do Hospital Sírio-Libanês no Facebook)

Data: 9 de março

Horário: 14h30 às 15h30

Programação: A Dra. Liliana Secaf, nefrologista e coordenadora do Núcleo de Nefrologia do HSL, interage com internautas em tempo real para tirar dúvidas sobre o tema proposto.

Estande de Atendimento ao Público Hospital Menino Jesus

(evento destinado a pacientes e acompanhantes)

Data: 9 de março

Horário: 9h00 às 16h00

Local: Hospital Municipal Infantil Menino Jesus

Endereço: Rua dos Ingleses (Saguão da recepção – 3º andar)

Programação: Exames gratuitos de pressão arterial e glicemia. Quem comparecer ao local receberá cartões para preenchimento e acompanhamento de informações sobre dados de saúde

Mesa Redonda no Hospital Menino Jesus

(evento exclusivo para equipe de assistência e corpo clínico)

Data: 10 de março

Horário: 10h às 12h

Local: Hospital Municipal Infantil Menino Jesus

Endereço: Rua dos Franceses, 251

Programação: Palestras com profissionais do Hospital. A psicóloga Juliana Gonzales discute o que escapa às recomendações sobre a obesidade; a nutricionista Gisele Moura Sousa fala sobre obesidade e atuação da nutrição; a endocrinologista Dra. Bianca Lopes Forthaus analisa os Impactos da Obesidade na Doença Renal. Os moderadores da discussão serão o Dr. Flávio Ihara e a Dra. Fabíola Lúcia Padovan, nefrologistas do HMIMJ. A abertura será do Dr. Antonio Carlos Madeira, diretor do Hospital.

Fonte: http://www.blog.saude.gov.br/

Endereços de atendimento
Atendimento Médico AME   •   Hospitais de Atendimento   •   Serviço de Reabilitação

Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês
Matriz: Rua Peixoto Gomide, 337, Bela Vista, São Paulo - Telefone: 55 (11) 3016-0528
E-mail: faleconosco@irssl.org.br