FALE CONOSCO

Notícias

Voltar para listagem de notícias

02/03/2017

Saiba como emagrecer depois dos 30 anos

Você já deve ter ouvido falar que com o passar dos anos é mais difícil emagrecer. Isso é verdade. A partir dos 30 anos de idade, geralmente, o metabolismo — conjunto de reações bioquímicas que controla o funcionamento de nosso organismo — tende a ficar mais lento. Ou seja, nosso corpo passa a consumir menos energia. Além disso, a tendência é que as atividades físicas se tornem menos frequentes e o estresse aumente.

Todos esses fatores contribuem para que as pessoas ganhem peso conforme vão se tornando mais velhas. "A cada década devemos rever nossa alimentação com um profissional especializado para reduzir ou ajustar as calorias conforme o grau de atividade e o estilo de vida que estamos levando", avalia a dra. Claudia Cozer Kalil, coordenadora do Núcleo de Obesidade e Transtornos Alimentares do Hospital Sírio-Libanês.

Segundo a médica, para as mulheres a dificuldade em controlar o peso tende a ser ainda maior. Isso se deve, entre outros fatores, a desequilíbrios hormonais e situações como gravidez, tratamento para fertilização, uso de contraceptivos que predispõem ao acúmulo de gordura corporal e ter, geralmente, menor massa muscular que os homens.

Apesar da dificuldade, é possível emagrecer depois dos 30 anos de idade, enfatiza a dra. Claudia. "Mulheres e homens, independentemente da idade, que não conseguem perder peso devem passar por uma avaliação médica nutricional", comenta.

Exames de bioimpedância, realizados em um tipo de balança que avalia a densidade corporal (quantidade de massa magra, de água e gordura) do indivíduo por meio de uma corrente elétrica imperceptível, podem ajudar a analisar o metabolismo. Além disso, exames de sangue específicos são importantes para descartar qualquer alteração hormonal ou doenças que fazem engordar.

Fonte: www.hospitalsiriolibanes.org.br

Endereços de atendimento
Atendimento Médico AME   •   Hospitais de Atendimento   •   Serviço de Reabilitação

Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês
Matriz: Rua Peixoto Gomide, 337, Bela Vista, São Paulo - Telefone: 55 (11) 3016-0528
E-mail: faleconosco@irssl.org.br