FALE CONOSCO

Notícias

Voltar para listagem de notícias

13/12/2016

Hospital Menino Jesus inaugura nova UTI

Projeto de ampliação e modernização contou com recursos de parceria do Hospital Sírio-Libanês com o Ministério da Saúde

O Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, referência em atendimento pediátrico na rede pública de São Paulo, inaugura na segunda-feira (12) uma nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Dentro da política de expansão da rede, que já abriu 250 leitos que estavam fechados em outros hospitais, além de outros 271 no novo Hospital Vila Santa Catarina, a Prefeitura atendeu a uma demanda de UTI pediátrica em um hospital municipal de referência. Temos a certeza de que estes novos leitos salvarão muitas vidas”, afirma o secretário municipal da Saúde, Alexandre Padilha.

Com as obras de ampliação e modernização, a UTI passará de 10 para 20 leitos e a área de semi-intensiva, de oito para 10. Além disso, o espaço de 1,3 mil metros quadrados foi dotado de novos equipamentos e mobiliário.

Os investimentos foram feitos pelo Hospital Sírio-Libanês, que é responsável pela gestão do HMIMJ por meio do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, a partir de projetos executados em parceria com o Ministério da Saúde.

No total, R$ 6,9 milhões foram aplicados em obras e equipamentos. Além desta modernização e ampliação da estrutura física, outros R$ 560 mil serão investidos mensalmente, para custear despesas variáveis com insumos e materiais, e também para a contratação de uma equipe multiprofissional de 53 pessoas, entre médicos e enfermeiros, responsável pelo atendimento dos 10 novos leitos da UTI. “Com essa ampliação física da UTI e todas as modificações introduzidas, temos um reforço importante para garantir um atendimento humanizado e de qualidade a todos os nossos pacientes que necessitam desse tipo de internação. Será um espaço essencial para executarmos nossos programas cirúrgicos e também para o apoio ao projeto de transplante de fígado pediátrico que o Hospital Sírio-Libanês realiza em parceria com o Ministério da Saúde”, afirma a Dra. Pubenza Lopes Castellanos, diretora adjunta do HMIMJ.

O Hospital Sírio-Libanês é responsável pela gestão do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus desde 2008, através do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês. Os investimentos feitos na nova UTI fazem parte de um processo de renovação e modernização, que já reestruturou 60% dos espaços da unidade. Essas modificações incluem áreas como o novo Centro Cirúrgico, a Central de Materiais Esterilizados, o Hospital Dia, o Pronto Socorro e toda a infraestrutura de segurança, elevadores, circulação, redes elétrica e hidráulica.

Atualmente, o HMIMJ atende mais de 20 especialidades pediátricas, através de programas em áreas como diabetes, anemia falciforme, alergia ao leite de vaca, epilepsia de difícil controle e respirador bucal. Em setembro deste ano, o hospital inaugurou uma Clínica de Urologia, com o objetivo de iniciar um programa específico para tratamento de hipospádia (malformações da uretra) em meninos.

A incorporação de tecnologias também tornou o HMIMJ altamente especializado em malformações congênitas, atendendo praticamente todas as crianças nascidas com três tipos de deformidades, nas maternidades públicas da cidade de São Paulo: fissura labiopalatina (com 116 pacientes atendidos por ano, em média), pé torto congênito (154 casos anuais) e displasia coxofemoral (189 pacientes).

Dr. Antonio Madeira - diretor executivo do HMJ; Dr. Alexandre Padilha - Secretário Municipal da Saúde; Sra. Marta Schahin - Presidente da Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês; Dr. Paulo Chapchap - diretor geral do Hospital Sírio-Libanês

Fonte: www.revistahospitaisbrasil.com.br

Endereços de atendimento
Atendimento Médico AME   •   Hospitais de Atendimento   •   Serviço de Reabilitação

Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês
Matriz: Rua Peixoto Gomide, 337, Bela Vista, São Paulo - Telefone: 55 (11) 3016-0528
E-mail: faleconosco@irssl.org.br