FALE CONOSCO

Notícias

Voltar para listagem de notícias

26/07/2012

A Segurança do Paciente Sempre em Primeiro Lugar

Engajar a todos no cumprimento das seis metas internacionais de segurança do paciente, preconizadas pelo Organização Mundial da Saúde (OMS) e adotadas pelo Hospital Menino Jesus. Esse foi o pedido do Dr. José Carlos Milaré, Coordenador assistencial do HMJ, durante o 1º Encontro de Cultura de Segurança do Paciente, realizado em fevereiro desse ano. "Todos devem estar comprometidos com o ano da segurança assistencial no Hospital Menino Jesus: é qualidade para o nosso trabalho, é excelência para o nosso paciente", destacou Dr. Milaré.

Um dos eixos do encontro foi a apresentação da pesquisa de segurança, indicando os pontos críticos, realizada no Hospital Sírio Libanês e agora também aplicada no HMJ, pelas enfermeiras Vera Lúcia Borrasca, Gerente de Risco do HSL e Luciana Botelho, supervisora do SCIH do HMJ. "De modo geral, há problemas semelhantes com a segurança do paciente em ambas as instituições, principalmente nas questões sobre visão do erro/ culpabilidade, processo de comunicação, tomada de decisão e integração entre equipes", observou Luciana. A enfermagem foi a categoria profissional mais participante do questionário da pesquisa.

Estiveram presentes na abertura do evento Dra. Flávia Terzian, Superintendente da Autarquia Municipal Hospitalar e Dr. Roger Nahoum, Assessor de Gabinete da Secretaria Municipal de Saúde. No auditório também estavam representantes do IRSSL, Hospital Geral do Grajaú e do Hospital Infantil Darcy Vargas.

 

Fonte: Boletim Informativo Hospital Municipal Infantil Menino Jesus - Junho/Julho/Agosto de 2012

Endereços de atendimento
Atendimento Médico AME   •   Hospitais de Atendimento   •   Serviço de Reabilitação

Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês
Matriz: Rua Peixoto Gomide, 337, Bela Vista, São Paulo - Telefone: 55 (11) 3016-0528
E-mail: faleconosco@irssl.org.br