FALE CONOSCO

Notícias

Voltar para listagem de notícias

07/03/2016

Nova caderneta orienta gestantes a se protegerem contra o Aedes!

caderneta da gestante

Para prestar um melhor acompanhamento das gestantes que fazem pré-natal no Sistema Únicode Saúde (SUS), o Ministério da Saúde lançou uma nova versão da Caderneta da Gestante.

O cartão acompanha a mulher durante todo o período da gestação e funciona como um registro pré-natal, com informações importantes sobre os cuidados na gestação, sinais de trabalho de parto, fisiologia do parto humanizado e cuidados com o puerpério (período de 42 dias após o parto) e amamentação. “Esta é uma caderneta que conversa com a grávida o tempo inteiro explicando que ela é a protagonista deste momento. Com informações sobre direito desta mulher de uma forma muito cuidadosa”, explica a coordenadora de saúde da mulher do Ministério da Saúde, Esther Vilela.

 

Nesta edição, a caderneta traz, entre outras novidades, informações sobre prevenção e proteção contra o mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, o chikungunya e o vírus Zika, que causa microcefalia em bebês. “Existe um espaço especial para os profissionais identificarem se a gestante está com manchas vermelhas pelo corpo, para sinalizar uma possível infecção pelo Zika Vírus. O documento traz também alguns alertas e cuidados que as gestantes precisam ter para evitar a infecção”, explica Esther.

Outro ponto importante que a caderneta aborda é a assistência ao parto por enfermeira obstetra ou obstetriz e espaços para registro do plano na busca de um parto seguro, humanizado e prazeroso.

O Ministério da Saúde está investindo R$ 3,7 milhões para a impressão de 3,2 milhões de unidades do documento. Conheça a nova caderneta da gestante no link:

(http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2016/marco/01/Caderneta-Gest-Internet.pdf)

Fonte: http://www.blog.saude.gov.br/

Endereços de atendimento
Atendimento Médico AME   •   Hospitais de Atendimento   •   Serviço de Reabilitação

Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês
Matriz: Rua Peixoto Gomide, 337, Bela Vista, São Paulo - Telefone: 55 (11) 3016-0528
E-mail: faleconosco@irssl.org.br