FALE CONOSCO

Notícias

Voltar para listagem de notícias

29/02/2016

De olho na dengue!

No dia 24/02 participamos da palestra sobre Zika, Dengue e Chikungunya com a Dra. Mirian de Freitas Dal Ben Corradi, médica de Controle de Infecção do Hospital Sírio-Libanês no IEP (Instituto de Ensino e Pesquisa do HSL).

O Brasil começou a apresentar números expressivos de casos das doenças transmitidas pelo aedes aegypti em 2007, mas houve aumento significativo no ano passado. Assim sendo, o Sírio-Libanês promoveu essa palestra com intuito de esclarecer dúvidas, apresentar o quadro da cidade de São Paulo e divulgar orientações.

 

Dengue

São mais de 4 tipos de vírus diferentes e é possível pegar dengue mais de uma vez. Algumas regiões de São Paulo apresentam maior número de casos: Penha, Campo Limpo, Pinheiros e Lapa.

 

Chikungunya

Essa doença pode estar relacionada à Síndrome de Guillain-Barré, que provoca dor nas articulações e perda da sensibilidade. Em 2016, foi descoberto que 2 casos foram transmitidos na própria cidade de São Paulo na região do Ipiranga/Sacomã.

 

Zika

De acordo com as estatísticas, 1 em cada 5 pessoas apresentam sintomas. O quadro clínico é leve e raramente evolui para casos mais graves. Em São Paulo, tivemos 4 casos da doença, porém nenhuma delas foi transmitida no município. Esse ponto é de especial atenção das gestantes, pois a doença está associada à microcefalia, que pode ser contraída pelos bebês principalmente no final da gravidez.

 

Sobre o mosquito

- Os mosquitos preferem picar durante o dia e à noite com luz.

- Vivem de 30 a 35 dias.

- Os ovos são depositados nas paredes dos criadouros.


Cuidados

- Limpar bem lugares de possíveis criadouros, esfregando com sabão e água com especial atenção nas bordas.

- Telas na janela, principalmente em casas térreas.

- Dar preferência a roupas compridas, principalmente em áreas externas com mais mosquitos.

 

- Repelente: use o suficiente, sempre com atenção à frequência de uso sugerida pelo fabricante. Lave sempre bem as mãos após o uso. 

Endereços de atendimento
Atendimento Médico AME   •   Hospitais de Atendimento   •   Serviço de Reabilitação

Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês
Matriz: Rua Peixoto Gomide, 337, Bela Vista, São Paulo - Telefone: 55 (11) 3016-0528
E-mail: faleconosco@irssl.org.br