FALE CONOSCO

Notícias

Voltar para listagem de notícias

22/02/2016

Saúde é Respeito: Enfrentando a Violência Institucional no SUS na cidade de São Paulo!

No dia 19/02, sexta-feira, participamos da palestra “Saúde é Respeito: Enfrentando a Violência Institucional no SUS na cidade de São Paulo” que contou com a presença de: Eliana Pinto, da Ouvidora Geral do SUS do Ministério da Saúde, Denise Dau, Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Célia Cristina Bortoletto, Secretária Adjunta da Secretaria Municipal da Saúde e Márcia Regina Chaves, Ouvidora Central de Saúde. O evento aconteceu no auditório da Autarquia Hospitalar Municipal.

O tema abordado era violência institucional, que muitas vezes é praticada nas instituições prestadoras de serviços públicos por agentes que, ao invés de prestarem acolhimento, afastam populações socialmente mais vulneráveis: como mulheres, lésbicas, gays, bissexuais, travestis, negros, jovens, idosos e imigrantes.

O encontro refletiu que a Ouvidoria é o melhor canal de informação para tratar os temas de violência institucional, fazendo com que o serviço seja cada vez melhor e transparente e portanto, o poder público deve se adaptar à diversidade da população, e mais do que nunca, ser um lugar acolhedor e sem preconceitos e o SUS deve manter a proposta de atendimento universal humanizado.

Endereços de atendimento
Atendimento Médico AME   •   Hospitais de Atendimento   •   Serviço de Reabilitação

Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês
Matriz: Rua Peixoto Gomide, 337, Bela Vista, São Paulo - Telefone: 55 (11) 3016-0528
E-mail: faleconosco@irssl.org.br