FALE CONOSCO

Notícias

Voltar para listagem de notícias

16/02/2016

Exercícios físicos podem atuar como "remédio" contra as fragilidades físicas!

 

exercício físico, diferentemente da atividade física, implica prescrição individualizada para atender determinados objetivos.Em saúde, diz-seque o exercício físico atua como um “remédio” e, para esse fim, demanda prescrição de suas modalidades, sua intensidade (dose) e frequência. Já a fragilidade, outro tema que será debatido neste texto, se refere principalmente à senilidade e a fatores decorrentes do comprometimento da massa óssea e da maior susceptibilidade a fraturas.

A fragilidade associada à senilidade, ou o denominado idoso frágil, é decorrente da redução da reserva fisiológica associada à susceptibilidade aumentada para incapacidade física. Como exemplo, a perda da força muscular associada ao envelhecimento que passa a comprometer as atividades do dia a dia, como o levantar da cadeira. Isso deixa o indivíduo mais suscetível a quedas e à necessidade do auxílio de terceiros para sair do carro. Essa fragilidade apresenta três determinantes principais:

A fragilidade óssea pode advir da perda óssea associada ao envelhecimento, que tem início mais precoce nas mulheres. Isso pode levar à osteopenia e depois à osteoporose ou ao comprometimento do osso por doenças que acometem os ossos secundariamente, como ocorre no caso de alguns cânceres. Alguns deles podem, também, acometer os ossos diretamente, quando tem sua origem no tecido ósseo, mas as metástases ósseas são mais frequentes. Em ambos os casos, o osso se torna mais propenso a fraturar.

Em todas as situações descritas anteriormente, o exercício físico pode fazer a diferença, trazendo grande benefício. Para tanto, faz-se necessária uma avaliação médica, com sua prescrição, e seguimento.

Fonte: www.hospitalsiriolibanes.org.br

Endereços de atendimento
Atendimento Médico AME   •   Hospitais de Atendimento   •   Serviço de Reabilitação

Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês
Matriz: Rua Peixoto Gomide, 337, Bela Vista, São Paulo - Telefone: 55 (11) 3016-0528
E-mail: faleconosco@irssl.org.br