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05/01/2016

Alimentação no verão!

Saiba como evitar exageros e intoxicações alimentares durante o verão.

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Para muitas pessoas, a recordação da deliciosa ceia de Natal vem acompanhada das sensações de inchaço, sonolência e indisposição. Com o propósito de evitar que esse mal-estar se repita durante outras refeições do verão, a coordenadora do Serviço de Alimentação do Hospital Sírio-Libanês, a nutricionista Ana Lúcia Chediác Rodrigues, recomenda:

  • Inclua saladas de folhas. Por serem ricas em fibras, elas auxiliam no trânsito intestinal e provocam sensação precoce de saciedade.
  • Moderação com as frutas oleaginosas. As nozes, avelãs, amêndoas e castanhas são ricas em gorduras monoinsaturadas que auxiliam o sistema cardiovascular, mas são muito calóricas.
  • Prefira frutas em vez de doces como sobremesas. Além de nutritivas, elas ajudam na hidratação.
  • Atenção com as bebidas alcoólicas. O álcool é uma substância que provoca desidratação. Alterne as bebidas alcoólicas com a água. Isso garante a hidratação e ajuda a diminuir o consumo de álcool.

No entanto, se diante de todas essas dicas você acabar excedendo-se na comida ou na bebida, as sugestões para o dia seguinte são:

  • Alimente-se com frutas e sucos
    Abacaxi: auxilia na indigestão e na hidratação.
    Limão: facilita a digestão de gorduras.
    Laranja: rica em compostos antioxidantes como a vitamina C.
  • Hidrate-se ao longo de todo o dia
    Beba bastante água, água de coco e bebidas isotônicas.
    Para quem gosta de chá, o chá-verde e o chá de camomila são ótimas opções. O primeiro contém fitonutrientes, como a catequina, que ajudam a retirar toxinas das células, mas não é indicado para hipertensos devido a sua grande quantidade de cafeína. Já o segundo ajuda a combater a indigestão.
  • Não consuma frituras
    Para amenizar a sensação de inchaço, é essencial evitar o consumo de alimentos fritos e gordurosos no dia seguinte.
    Prefira carnes de peixe, aves ou carnes bovinas grelhadas.

A hortelã também ajuda na indigestão. Use algumas folhas de hortelã na salada, para temperar alimentos ou como chá.

Se for comer fora de casa, atenção!

Devido às altas temperaturas do verão, alguns cuidados com a alimentação devem ser tomados para se evitarem possíveis intoxicações alimentares.

  • Seja criterioso ao escolher os locais em que irá realizar suas refeições. Restaurantes, lanchonetes e food trucks devem ter boas condições de higiene, os alimentos devem estar devidamente armazenados e serem de boa procedência, principalmente frutos do mar, peixes, preparações à base de ovos e leite.
  • Não consuma alimentos perecíveis que estejam expostos à temperatura ambiente.
  • Preferia alimentos quentes a crus.
  • Lave as latas de refrigerantes e recuse canudinhos sem embalagem.

Quando for à praia, sempre que possível leve preparação feita em casa e armazene em recipiente apropriado como isopor com bastante gelo. As frutas são uma boa opção, pois não precisam ser muito manipuladas.

Fonte: https://www.hospitalsiriolibanes.org.br

Endereços de atendimento
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Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês
Matriz: Rua Peixoto Gomide, 337, Bela Vista, São Paulo - Telefone: 55 (11) 3016-0528
E-mail: faleconosco@irssl.org.br