FALE CONOSCO

Notícias

Voltar para listagem de notícias

18/08/2015

Desidratação na 3º idade!

A desidratação pode ser um problema grave para os idosos.

 

A água é vital para o organismo humano. Ela é responsável pelo equilíbrio térmico do corpo, além de participar do transporte de nutrientes para as células através do sangue e promover a limpeza e a desintoxicação do organismo. Por isso, é preciso ficar atento à hidratação, principalmente durante os períodos mais secos do ano.

Tomar cuidados especiais com a hidratação da pessoa idosa é importante, porque elas são mais vulneráveis e desidratam com maior facilidade. A desidratação está relacionada não apenas à pouca ingestão de líquidos, mas também a fatores como a utilização de medicamentos que podem induzir o usuário a urinar mais vezes, liberando um volume ainda maior de líquido todos os dias. Nos idosos, a desidratação pode gerar um maior risco de quedas, infecções no trato urinário, doenças dentais, distúrbios broncopulmonares, pedras nos rins, câncer, constipação e perda da função cognitiva.

A mãe de Eloise Ururahy, D. Alcéa, de 92 anos, apresentou um comportamento estranho que alertou a filha. “Ela estava tranquila, jogando baralho, e disse que sentia muita vontade de ir ao banheiro. De repente ela ficou visivelmente fora de si, aérea. Chamamos o médico e ele a diagnosticou com uma desidratação severa”, disse Eloise.

Para reverter o quadro, Eloise tem incentivado que a mãe consuma água. “Comprei uma garrafinha de água com mais de 500 ml e converso para que ela beba diversas vezes ao dia, inclusive na hora do almoço e durante a tarde. Além disso, inclui mais frutas e sucos em sua alimentação. A situação dela também me alertou e passei a beber mais água também”, disse Eloise.

Veja algumas dicas para que os idosos evitem a desidratação:

• Se você convive com um idoso, incentive a ingestão de líquidos ao longo do dia, mesmo se ele não estiver com sede.

• Evite copos grandes e cheios. Prefira copos pequenos e com pouca quantidade, várias vezes ao dia.

• Mantenha as bebidas que eles mais gostam próximas, de preferência em copos inquebráveis fáceis de segurar e difíceis de virar.

• Ofereça também alimentos ricos em líquidos como frutas aquosas (melancia, melão e laranja), sopas, picolés ou gelatinas.

• Se você achar que uma pessoa idosa pode estar apresentando sinais de desidratação, procure um profissional de saúde.

Fonte: http://www.blog.saude.gov.br/

Endereços de atendimento
Atendimento Médico AME   •   Hospitais de Atendimento   •   Serviço de Reabilitação

Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês
Matriz: Rua Peixoto Gomide, 337, Bela Vista, São Paulo - Telefone: 55 (11) 3016-0528
E-mail: faleconosco@irssl.org.br