FALE CONOSCO

Notícias

Voltar para listagem de notícias

10/01/2012

Pesquisa aponta perfil de usuário de drogas nas comunidades virtuais

Encomendado pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, levantamento revela as motivações para o início e para o fim do consumo de drogas entre jovens que navegam na Internet

A partir da análise criteriosa das comunidades virtuais, uma pesquisa feita para o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL) conseguiu acessar o universo que leva os jovens a procurarem na Internet informações sobre drogas. Da mesma forma, o levantamento, feito a partir de palavras-chaves como “maconha”, “cheiro”, “usuário” e outras, conseguiu identificar as comunidades relacionadas à busca pelo fim do vício.

A idéia da pesquisa nasceu de uma necessidade enfrentada no dia a dia, a partir da gestão que o Instituto faz de nove grupos de Estratégia de Saúde da Família (ESF) na região central de São Paulo: bairros do Humaitá, da Bela Vista, do Cambuci e proximidades de Santa Cecília.

“Entender a forma como as pessoas estão se expressando com relação às drogas é importante para que possamos aprender a nos relacionar com elas”, destaca Dr. Sérgio Zanetta, Superintendente Executivo do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL).

Na pesquisa, destacam-se vídeos no YouTube que mostram depoimentos de ex-viciados, apelos de pais por seus filhos em comunidades como Orkut e Facebook, bem como blogs mantidos por pessoas que buscam no relacionamento anônimo o apoio de que precisam para se manterem “limpos”.

Entre 6 e 8% da população necessita de atendimento regular devido aos transtornos causados pelas drogas e álcool, seja o usuário ou o co-dependente. Quem acolhe primeiramente essas pessoas são os serviços básicos, como o Programa Saúde da Família e as AMAs e UBSs.

Na opinião de Zanetta, que também é médico sanitarista, para o agente de saúde se relacionar com as famílias atendidas e ajudá-las a enfrentar esse problema de saúde pública, é importante abastecê-lo de informações sobre as principais formas que levam os jovens a se iniciarem nas drogas. “De posse de toda essa informação, o agente pode, por exemplo, levar informação sobre reforço de laços de família, que ajudam a diminuir a busca pela drogadição”, acrescenta.

 

ESF e a estratégia de abordagem

Hoje, a Estratégia de Saúde da Família pode oferecer uma abordagem correta e eficaz, por se tratar de um verdadeiro “exército em campo de batalha”, de acordo com o superintendente executivo do IRSSL. Entretanto, é preciso uma equipe bem formada e preparada para lidar com as questões das toxicodependências.

Segundo Dr. Sérgio Zanetta, “encontrar formas de capacitar o profissional de ESF para lidar com essas populações ainda é um desafio, mas é a melhor arma que possuímos. A ESF já tem condições de reunir e informar hábitos da família relacionados ao tabagismo e etilismo. A posse dessas informações pode gerar políticas mais consistentes no futuro”.

 

Programação do Seminário

Seminário Motivações para o Início e o Fim do Consumo de Drogas: uma análise das comunidades virtuais relacionadas ao tema

 

Data: 06/01/2012 -

Período: das 9h as 16h

Local: IEP- Hospital Sírio-Libanês - Auditório 4

Rua Coronel Nicolau dos Santos, 69 – Bela Vista – São Paulo/SP.

 

ABERTURA

09:00h as 09:30h - Ministério da Saúde; Secretaria Estadual de Saúde; Secretaria Municipal de Saúde; IEP Instituto de Ensino e Pesquisa do Sírio-Libanês; IRSSL Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês.

MOMENTO I

09:30h as 11:00h - Apresentação dos resultados da Pesquisa Motivações para o Início e o Fim do Consumo de Drogas: uma análise das comunidades virtuais relacionadas ao tema (Pesq. Dárlinton Carvalho).

11:00h as 12:00h - Esclarecimentos  & Debates.

12:00h as 13:30h - Almoço no IEP.

MOMENTO II

13:30h as 15:00h - Mesa de Trabalho

15:00h as 15:40h - Esclarecimentos  & Debates.

15:40h as 16:00h - Encerramento dos trabalhos.

 

Faça download das apresentações

- Apresentação da Pesquisa

- Apresentação Ministério da Saúde

- Apresentação Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo

- Apresentação Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo

- Apresentação Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês

 

 

 

Informações para Imprensa

Assessoria de Imprensa do Hospital Sírio-Libanês:

WN&P Comunicação:      Mirtes Bogéa (mirtes.bogea@hsl.org.br)

                                               Giuliana Benzi (giuliana.benzi@hsl.org.br)

                                               Tel: (11) 3155-1090 / 3155-1180

                                               Plantão: (11) 9135-1217

                                               Itacir Figueiredo (itacir.figueiredo@wnp.com.br)

                                               Tel: (11) 5095-2660

Fonte: Assessoria de Imprensa do Hospital Sírio-Libanês

Endereços de atendimento
Atendimento Médico AME   •   Hospitais de Atendimento   •   Serviço de Reabilitação

Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês
Matriz: Rua Peixoto Gomide, 337, Bela Vista, São Paulo - Telefone: 55 (11) 3016-0528
E-mail: faleconosco@irssl.org.br