FALE CONOSCO

Notícias

Voltar para listagem de notícias

02/07/2015

É gripe ou alergia? Saiba diferenciar uma da outra!

 

Foto: Doglikehorse

 

 

 

Todos os anos, quando chega o inverno, há um aumento de casos de doenças respiratórias, como gripe e alergia. Diferenciar uma da outra acaba sendo problema.

O chefe do serviço de alergia do Hospital Federal da Lagoa, vinculado ao Ministério da Saúde, Simonides Carriço, explica quais são as diferenças. "Alergia respiratória se caracteriza por coriza, espirros, obstrução nasal, coceira no nariz. Normalmente ela vem sem febre, ao passo que o estado gripal é um pouco diferente até do resfriado comum, aquele resfriado que você tem um quadro muito semelhante ao da alergia. Mas o estado gripal ele vem com febre, queda do estado geral, dores no corpo, e mais todos os sintomas iguais ao da rinite."

Segundo o alergista Simonides Carriço manter as janelas abertas para evitar o desenvolvimento de microorganismos pode evitar as alergias. Além disso, é importante tirar o mofo das paredes porque, além de causar alergia, ele provoca rinite, asma e até pneumonia.

 

O especialista conta ainda porque a combinação frio e secura pode causar essa doenças respiratórias. “Pela falta de umidade, assim como a umidade excessiva provoca uma irritação nasal, podendo levar até o sangramento nasal. Essa falta de umidade também leva a traqueítes, a bronquites. Esse ressecamento tem que ser combatido com inalação de soro fisiológico durante várias vezes ao dia, aumenta a hidratação e diminuição das atividades físicas em determinadas época do ano.”

Para a pessoa saber se tem mesmo alergia, Carriço aconselha procurar um especialista para um teste clínico.

Fonte: http://www.blog.saude.gov.br/

Endereços de atendimento
Atendimento Médico AME   •   Hospitais de Atendimento   •   Serviço de Reabilitação

Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês
Matriz: Rua Peixoto Gomide, 337, Bela Vista, São Paulo - Telefone: 55 (11) 3016-0528
E-mail: faleconosco@irssl.org.br