FALE CONOSCO

Notícias

Voltar para listagem de notícias

05/06/2015

Dia mundial do pé torto congênito

Evento aconteceu no Hospital Menino Jesus, unidade que é referência no tratamento de pé torto congênito

Aconteceu na última quarta feira, dia 3 de junho, o Seminário Sobre Metodologia de Ponseti, realizado no mesmo dia em que o criador do método – Dr. Ignacio Ponseti - faria 100 anos.  O evento contou com a presença da diretoria do  Hospital Menino Jesus, médicos da unidade, residentes e interessados pelo tema.

De acordo com Dr. Roberto Guarniero, idealizador do evento: “Trata-se de um evento cultural e cientifico para divulgar o método de Ponseti, e celebrar o centenário do seu criador”. Ressalta o coordenador da equipe de ortopedia do HMJ.

O tratamento para pé torto congênito, quando o bebê nasce com 1 ou os 2 pés virados, deve ser feito o mais cedo possível, nas primeiras semanas após o nascimento, para evitar deformações permanentes no pé da criança.  O método de Ponseti consiste na manipulação e colocação de gesso a cada semana nos pés do bebê e utilização de botas ortopédicas.

O evento também contou com a presença dos palestrantes convidados, Dr. Felippi G. Cordeiro, médico do Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas, Dr. Francesco Camara Blumetti da AACD/Unifesp e Dr. Guilherme Bottino Martins, da equipe de ortopedia do HMJ.

 

O cenário do tratamento de pé torto congênito só tem melhorado. Desde 2012, o HMJ se tornou referência para atendimento de crianças nascidas com essa malformação, graças a parceria com o programa “Mãe Paulistana” da Prefeitura de São Paulo, que identifica aqueles recém-nascidos que apresentam necessidades desse tratamento,  assim quanto mais precoce for o tratamento, melhor para o paciente. 

Endereços de atendimento
Atendimento Médico AME   •   Hospitais de Atendimento   •   Serviço de Reabilitação

Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês
Matriz: Rua Peixoto Gomide, 337, Bela Vista, São Paulo - Telefone: 55 (11) 3016-0528
E-mail: faleconosco@irssl.org.br