FALE CONOSCO

Notícias

Voltar para listagem de notícias

22/04/2015

Saiba como se proteger das doenças transmitidas pela água

copo dagua

A crise hídrica que afeta o Sudeste brasileiro tem motivado muitos debates sobre o uso da água. Nessa discussão, um assunto que não pode ser deixado de lado, porém, é o impacto que a ingestão de água contaminada pode ter na saúde.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 1,7 milhão de pessoas morrem anualmente em todo o mundo por má qualidade da água, deficiência de saneamento ou falhas na higiene dos alimentos, sendo que 90% delas são crianças.

Entre as doenças mais transmitidas por água contaminada, estão a hepatite A, a cólera, a febre tifoide, a leptospirose e vários tipos de diarreia, provocadas por bactérias, vírus e parasitas (saiba mais no infográfico abaixo).

Uma das características da água é que ela dissolve corpos sólidos e gasosos podendo se tornar um meio de transporte para substâncias tóxicas e para micro-organismos causadores de doenças.

“O despejo de esgoto nos rios é o que mais suja as águas, mas a contaminação também pode ocorrer pela falta de cuidados no dia a dia”, comenta a nutricionista Letícia Salgueiro Otoni, integrante do Serviço de Alimentação do Sírio-Libanês.

O Ministério da Saúde estabelece que a água distribuída para o consumo humano deve ser avaliada frequentemente a partir de amostras colhidas nas torneiras.

Na região da grande São Paulo, onde parte da água distribuída está sendo retirada das reservas técnicas que ficam abaixo do nível de captação normal (volume morto) do Sistema Cantareira, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informa que a qualidade da água mantém-se estável e própria para consumo.

No entanto, para garantir a boa qualidade da água até o momento da ingestão, a nutricionista Letícia lembra sobre a importância de higienizar as caixas d´água a cada seis meses e usar filtros domésticos, que ajudam a retirar possíveis impurezas presentes no encanamento, como ferrugem e areia.

O infográfico a seguir apresenta vários cuidados que você deve ter para se prevenir de doenças provocadas pela ingestão de água contam​inada.

Você sabia que...

... entre 70% e 75% do corpo humano são constituídos por água?

Essa quantidade de água, curiosamente, é a mesma proporção de água no planeta.

... menos da metade (47%) da água necessária ao corpo humano é absorvida pela ingestão de líquidos?

Os outros 53% restantes são absorvidos por meio da ingestão de alimentos sólidos (39%) e por meio da respiração celular (14%).

... nossos órgãos também são constituídos por água?

O fígado e os pulmões são os que mais têm água (86% cada), seguidos pelos rins (83%) e pelo sangue (81%). O cérebro, o coração e os músculos têm 75% de água cada.

Infográfico - Cuidados com a água que bebe

Fonte: Letícia Salgueiro Otoni, nutricionista e integrante do Serviço de Alimentação do Hospital Sírio-Libanês

Endereços de atendimento
Atendimento Médico AME   •   Hospitais de Atendimento   •   Serviço de Reabilitação

Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês
Matriz: Rua Peixoto Gomide, 337, Bela Vista, São Paulo - Telefone: 55 (11) 3016-0528
E-mail: faleconosco@irssl.org.br