FALE CONOSCO

Notícias

Voltar para listagem de notícias

30/05/2011

Secretários municipais conhecem resultados do curso de Gestão da Clínica nas Redes de Atenção à Saúde

Gestores foram treinados pelo IEP em curso oferecido em parceria com o SUS

Criado em 2008 como um dos projetos para o desenvolvimento do SUS, por meio de uma parceria entre o Hospital Sírio-Libanês e o Ministério da Saúde, o curso de Gestão da Clínica nas Redes de Atenção à Saúde acaba de formar 826 novos gestores que atuam na rede pública brasileira.

Os resultados foram divulgados no dia 31 de março, durante reunião do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Responsáveis por organizar o atendimento em uma área geográfica específica, as Redes de Atenção à Saúde compreendem desde os cuidados básicos oferecidos à população até os serviços emergenciais, especializados e hospitalares.

Além disso, estabelecem a hierarquia entre os aparelhos públicos e a logística de atendimento, visando equilibrar e cumprir as necessidades dos moradores da região.

Foram investidos R$ 11 milhões na primeira edição do Curso, que treinou profissionais de 86 redes de atenção no Brasil, sendo 64 no Estado de São Paulo.

As outras 22 foram divididas pelos Estados da Bahia (1 região), Ceará (1), Distrito Federal (1), Espírito Santo (1), Mato Grosso (1), Mato Grosso do Sul (8), Minas Gerais (2), Paraná (2), Pernambuco (1), Rio Grande do Sul (1), Santa Catarina (2) e Sergipe (1).

O Hospital Sírio-Libanês também deu apoio técnico para o desenvolvimento de projetos de intervenção, criados a partir da realidade de cada região. Com o uso do método de ensino-aprendizagem, o projeto utiliza tecnologias de microgestão dos serviços de saúde, tais como diretrizes clínicas e gestão da qualidade, com a finalidade de assegurar padrões clínicos ótimos.

Os alunos fizeram trabalhos de conclusão de curso (TCCs) baseados nos desafios a que estão submetidos diariamente na atuação nas Redes de Atenção à Saúde, como diretrizes clínicas, lista de espera, auditoria clínica, análise de risco e vulnerabilidade da população, trabalho em equipe, educação de adultos e avaliação de processos.

Vários desses TCCs já estão em fase de implantação nas suas regiões, o que mostra que a qualificação desses profissionais vai proporcionar para a população o aumento da eficiência operacional dessas redes, com a racionalização de custos e melhor uso da tecnologia disponível.

Endereços de atendimento
Atendimento Médico AME   •   Hospitais de Atendimento   •   Serviço de Reabilitação

Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês
Matriz: Rua Peixoto Gomide, 337, Bela Vista, São Paulo - Telefone: 55 (11) 3016-0528
E-mail: faleconosco@irssl.org.br