FALE CONOSCO

Notícias

Voltar para listagem de notícias

18/03/2014

Rede Lucy Montoro de Mogi Mirim ganha laboratório de robótica e equipamentos para reabilitação

Investimento de R$ 320 mil do governo do Estado contempla equipamentos de condicionamento físico, robótica e cadeira de rodas para prática paradesportiva

Na última quinta-feira, dia 13 de março, o Serviço de Reabilitação Lucy Montoro de Mogi Mirim, recebeu do governo do Estado de São Paulo um investimento de aproximadamente R$ 320 mil. A unidade passou a contar com um laboratório de robótica, equipamentos de condicionamento físico e cadeiras de rodas adaptadas para a prática paradesportiva. Além disso, cerca de 150 pacientes foram beneficiados com órteses, próteses e cadeiras de rodas. 

A unidade passou a oferecer tratamento no InMotion 3, equipamento com tecnologia de ponta responsável pelo movimento do cotovelo e do ombro. Por meio da interatividade é possível realizar tarefas de forma personalizada e assistida com feedback contínuo, proporcionando em média 1.000 movimentos a cada sessão. Desenvolvido pelo conceituado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), o robô é indicado especialmente para pacientes que sofreram Acidente Vascular Encefálico (AVE), esclerose múltipla e paralisia cerebral.

Gerida pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, desde a inauguração, a unidade de Mogi Mirim realizou mais de 5.500 consultas médicas, dispensou cerca de 1.000 equipamentos entre órteses, próteses e meios auxiliares à locomoção e ministrou mais de 2.200 oficinas terapêuticas, focadas em trabalhos manuais, como mosaico, produção de sabonete, bijuteria, pintura, etc.

Só em 2013 foram mais de 12.000 atendimentos em programa de reabilitação. Os beneficiados são pacientes encaminhados através dos Departamentos Regionais de Saúde (DRS) de São João da Boa Vista e Piracicaba. 

O Serviço de Reabilitação Lucy Montoro de Mogi Mirim está instalado em dois espaços físicos. Na Avenida Professor Adib Chaib, 1001, está localizada a área assistencial, com cerca de 700 metros quadrados. Trata-se de uma unidade de atendimento ambulatorial que oferece reabilitação às pessoas com deficiência ou doenças potencialmente incapacitantes. O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos fisiatras, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e outros profissionais especializados em reabilitação.

Para incentivar o desenvolvimento de novas habilidades, a região conta com o Centro de Cuidados Complementares. Localizado na Rua Pedro Simoso, o centro tem cerca de 3 mil metros quadrados de área construída, quadra poliesportiva, espaços para oficina terapêutica e condicionamento físico. Esta unidade tem foco no estímulo à prática paradesportiva e hoje oferece aulas de basquete, tênis de mesa e atletismo. Com os novos equipamentos adquiridos, o Centro em breve também oferecerá bocha adaptada, tênis em quadra e vôlei sentado.

Fonte: Comunicação Institucional

Endereços de atendimento
Atendimento Médico AME   •   Hospitais de Atendimento   •   Serviço de Reabilitação

Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês
Matriz: Rua Peixoto Gomide, 337, Bela Vista, São Paulo - Telefone: 55 (11) 3016-0528
E-mail: faleconosco@irssl.org.br