FALE CONOSCO

Notícias

Voltar para listagem de notícias

30/05/2011

Curso auxiliará no julgamento de processos judiciais na área da saúde

Parceria entre o Hospital Sírio-Libanês e o Ministério da Saúde permitirá a troca de experiências entre profissionais do Direito

Juízes, promotores, procuradores, advogados e gestores do Direito da Saúde iniciarão nesta sexta-feira (15/4), o Curso de Capacitação em Direito à Saúde Baseada em Evidências.

A iniciativa integra a lista de projetos que a área de Filantropia do Hospital Sírio-Libanês mantém em parceria com o Ministério da Saúde, para o desenvolvimento do Sistema Público de Saúde (SUS). O objetivo do curso é oferecer aos profissionais do Direito conceitos e conhecimentos que possam ser utilizados diante do crescente número de processos judiciais na área da saúde.

Também são parceiros do Curso a Escola Nacional da Magistratura,Escola Superior do Ministério Público da União, Escola da Advocacia - Geral da União e o Centro Cochrane do Brasil.

Discussões práticas

O Curso terá duas partes e será ministrado sempre às sextas-feiras, por videoconferência ou videostreaming, o que possibilitará a participação de profissionais de todo o Brasil.

Na primeira fase, de 15 de abril a 20 de maio, os participantes assistirão a aulas que apresentarão o conceito teórico de Saúde Baseada em Evidências. Por esse sistema, os próprios participantes trazem para o curso experiências do dia a dia, que são discutidas em grupo.

Na segunda etapa, até 16 de dezembro desse ano, os casos práticos serão efetivamente discutidos. Os participantes debaterão exemplos práticos de casos, para construírem juntos o melhor conhecimento sobre o tema.

A intenção é que, a partir dessa troca de experiências, os profissionais possam decidir ou defender posições, dentro dos princípios da racionalização e da efetividade dos tratamentos exigidos.

O Curso de Capacitação em Direito à Saúde Baseada em Evidências é um dos 19 projetos de ensino, pesquisa e assistência em saúde mantidos pela área de Filantropia do Hospital Sírio-Libanês, em parceria com o Ministério da Saúde. Essas iniciativas têm como objetivo promover o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Endereços de atendimento
Atendimento Médico AME   •   Hospitais de Atendimento   •   Serviço de Reabilitação

Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês
Matriz: Rua Peixoto Gomide, 337, Bela Vista, São Paulo - Telefone: 55 (11) 3016-0528
E-mail: faleconosco@irssl.org.br