FALE CONOSCO

Notícias

Voltar para listagem de notícias

30/05/2011

A cirurgia radioguiada no HSL

A bem-sucedida aplicação do procedimento linfonodo sentinela possibilitou a utilização de pequenas sondas, colimadas, de detecção radiogama, com diâmetro de 10 mm ou menores, que permitem ao cirurgião localizar pequenos volumes em geral não-palpáveis, situados juntos a estruturas nobres e de interesse para remoção cirúrgica.

Pequenas metástases de tumores da tireóide, que tem como traçador natural o iodo – quando este é substituído pelo seu isótopo radioativo, tornam a cirurgia minimamente invasiva, com redução de custos e de impacto biológico para o paciente. Ainda na área de cabeça e pescoço, a localização das afecções das glândulas paratireóides, por meio do emprego de moléculas específicas marcadas com isótopos radioativos – principalmente nas ocorrências de ectopia, aumentou a precisão dessa abordagem cirúrgica com importante redução da morbidade.

Tumores de linhagem neuroectodérmica – neuroblastoma, feocromocitoma e carcinóide podem receber tratamento semelhante, utilizando-se os marcadores radio isotópicos, permitindo abordagens diagnóstica e terapêutica cirúrgica.

Quando a localização da lesão permitir o procedimento videolaparoscópico é empregada a sonda de  detecção de radiação gama desenhada para esse fim, com o mesmo grau de precisão na localização do volume tumoral.

Endereços de atendimento
Atendimento Médico AME   •   Hospitais de Atendimento   •   Serviço de Reabilitação

Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês
Matriz: Rua Peixoto Gomide, 337, Bela Vista, São Paulo - Telefone: 55 (11) 3016-0528
E-mail: faleconosco@irssl.org.br